Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher, realizou a cerimônia oficial de abertura do Mês da Mulher e da exposição fotográfica Mulheres Gravataienses, realizada pela fotógrafa Eloisa Nunes. O ato ocorreu no saguão da Prefeitura e contou com a presença de autoridades municipais, comunidade e servidores públicos.
– Mais do que parabéns, meu desejo é de que todas as mulheres tenham respeito, igualdade, acesso à saúde e segurança – destaca o prefeito Luiz Zaffalon.
Em sua fala, Zaffa destacou conquistas importantes como a criação do Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 7, e a importância deste ato para proporcionar celeridade na promoção da Justiça.
– Ainda falta muito para chegarmos aonde queremos, por isso lutaremos mais a cada dia para que casos de violência contra a mulher não sejam realidade – pontua Zaffa.
O vice-prefeito, Dr. Levi Melo, destaca a importância que o trabalho feminino representa para o crescimento do município.
– Quero fazer o reconhecimento especial às mulheres gravataienses, por contribuírem pelo crescimento de nossa cidade e por serem fortes, guerreiras e trabalhadoras. Neste Dia Internacional da Mulher, todos devemos refletir sobre a celebração, as conquistas e o caminho a ser percorrido enquanto sociedade. O nosso respeito e admiração a vocês que fazem de Gravataí uma cidade cada vez melhor de se viver.
Data de conquistas e lutas
– Neste dia se faz a reflexão do quanto temos que comemorar, mas também do quanto ainda precisamos lutar por mais direitos das mulheres, por menos violência. Esse é um mês de comemoração, mas também para continuarmos lutando pelos direitos das mulheres – destaca a assessora da Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher, Analú Sônego.
Formada em psicologia, Analú também coordena a Casa Lilás do município.
– Ao longo do ano, temos promovido diversas ações para chamar a atenção da comunidade para este tema, da violência contra mulher. Elas precisam saber onde procurar ajuda – destaca.
A exposição
Na exposição Mulheres Gravataienses, Eloisa Nunes apresenta, por meio da fotografia, histórias reais de mulheres de Gravataí, narrando momentos cotidianos e especiais vividos por elas. Esse trabalho voltado ao empoderamento feminino pode ser apreciado no saguão da Prefeitura (José Loureiro da Silva, 1350 – Centro) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Março Lilás
O Governo Municipal está com diversas atividades programadas à saúde da mulher, como coleta de preventivo, solicitação de mamografia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e conversas educativas sobre a qualidade de vida das mulheres estão entre as ações, que ocorrerão ao longo de todo o mês de março.
A programação completa pode ser acessada neste link.
As ações são destinadas para todas as mulheres, que poderão acessar qualquer serviço de saúde do município, não apenas a sua unidade de referência. Também não é necessário agendamento prévio para participar das ações.
Casa Lilás
Gravataí conta com a Casa Lilás, um Centro de Referência que faz parte da rede de equipamentos de enfrentamento à violência contra mulher, e que oferece acolhimento e acompanhamento multidisciplinar (social, psicológico e de orientação jurídica) às mulheres em situação de violência de gênero.
A Casa Lilás está localizada na Rua Heitor de Jesus, 232, no Centro.
Delegacia da Mulher
A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Gravataí está localizada na Avenida Jorge Amado, 761, no bairro São Vicente, junto a Central de Polícia de Gravataí.
Mais informações pelos telefones (51) 3945-2711 e 3945-2712.
As denúncias podem ser realizadas de maneira totalmente anônima.