Dando seguimento a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou o grupo de pessoas aptas a receber o imunizante contra a gripe.
A segunda etapa, que começou nesta segunda-feira e se estende até o dia 3 de junho. A aplicação ocorre em todas as 29 unidades de saúde do município, mediante a apresentação de documento de identificação e Carteira de Vacinação.
Durante a segunda fase, conforme o Plano Nacional e Estadual de Imunizações, foram incluídos gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Desse modo, as pessoas que pertencem a esse grupo estão aptas, a partir de hoje, a receber a vacina contra a Influenza.
Trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que fizeram parte da primeira etapa, ainda podem ser vacinados. Para receber a vacina, a criança também deve estar acompanhada de um responsável legal. Cabe salientar, ainda, que o imunizante poderá ser administrado simultaneamente às outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Vacinação contra o sarampo
A vacinação contra o sarampo continua disponível apenas aos trabalhadores da saúde e às crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Os documentos necessários, os locais de vacinação e os horários de funcionamento das unidades seguem os mesmos solicitados para o imunizante contra a gripe.
As campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo tiveram início no município no dia 4 de abril. Todas as 20 Unidades de Saúde da Família (USFs) e as nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estão aplicando os imunizantes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ampla vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população-alvo para a vacinação.
– É muito importante a imunização de toda a população-alvo neste período – diz o secretário da Saúde Régis Fonseca.