CULTURA

Gravataí é uma das quatro cidades gaúchas contempladas com CEU da Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) publicou no Diário Oficial da União o resultado da segunda etapa de seleção dos CEUs da Cultura, que serão construídos com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre os municípios contemplados está Gravataí, que avançou no processo para implantação do centro cultural.

Nesta fase, 34 novas propostas foram aprovadas, distribuídas em diferentes estados: 16 em Minas Gerais, 4 no Rio Grande do Sul, 3 no Distrito Federal, 2 no Piauí, 2 no Maranhão, além de contemplações no Amazonas, Amapá, Pará e Rio de Janeiro.

O que são os CEUs da Cultura

Com áreas que variam de 300 a 500 m², os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs da Cultura) são espaços voltados a comunidades em situação de vulnerabilidade social, oferecendo formação artística, atividades culturais e espaços de convivência. O objetivo é democratizar o acesso à infraestrutura cultural e fortalecer a produção local.

O prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância da conquista para o município. “Estamos confiantes de que Gravataí poderá receber um CEU, um espaço que vai proporcionar à população acesso à cultura, arte, aprendizado e lazer, somando-se às entregas de restauro da Casa de Cultura e do Casarão dos Bina, fortalecendo ainda mais os laços da comunidade com a expressão cultural”, afirmou.

O acompanhamento do processo em Gravataí ficará sob responsabilidade de uma comissão da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), formada pelo secretário Patrick Silva, o adjunto Giulliano Pacheco e a diretora de Cultura Izabel Cristina. O grupo será responsável por garantir que todas as etapas da implantação sejam cumpridas com eficiência.

Com a publicação da portaria, os Estados e o Distrito Federal têm até 12 de setembro para cadastrar e enviar as propostas selecionadas nesta segunda etapa, por meio do Portal Transferegov.br. O regulamento ainda permite a substituição de propostas e ajustes nos valores, conforme as especificidades regionais.

Somadas às 195 obras aprovadas na primeira fase, o país já contabiliza 229 CEUs da Cultura previstos, todos financiados com recursos da União vinculados à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e ao Novo PAC.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade