Em comemoração ao Dia do Educador Social, a Câmara de Vereadores de Gravataí (Av. José Loureiro da Silva, 2597) receberá, no dia 19 de setembro de 2024, uma Mesa Redonda dedicada a discutir as múltiplas nomenclaturas e identidades que envolvem a profissão de Educador Social.
O evento, organizado pela Associação dos Educadores Sociais, Cuidadores e Orientadores Sociais de Gravataí, em parceria com a Secretaria Municipal da Família Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), a Associação dos Servidores da Câmara de Vereadores de Gravataí (ASSEC) e o Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS) tem como objetivo promover uma reflexão sobre o papel destes profissionais, que possui grande potencial de transformação real da sociedade, no que tange ao trabalho social e educativo conscientizador que é realizado com as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Os Educadores Sociais são fundamentais para buscar a garantia de direitos, atenção, proteção e integrar socialmente indivíduos em situação de vulnerabilidade, exclusão social, situação de risco e/ou condições de deficiência.
Sob o tema “Educador Social e suas múltiplas nomenclaturas: quem somos?”, a Mesa Redonda contará com a participação de diversos profissionais da área, que trarão suas perspectivas sobre os desafios e as conquistas do Educador Social no contexto atual. Além disso, o evento buscará dar visibilidade às diferentes denominações que este profissional pode assumir, devido a falta de regulamentação
da profissão, e como essas variações impactam a identidade e o reconhecimento da profissão.
O presidente da ASSECOSG, João Carlos Gonçalves, destaca a importância do evento: “Este é um momento crucial para discutirmos não apenas quem somos como Educadores Sociais, mas também como somos vistos e valorizados pela sociedade. Esperamos que este encontro fortaleça ainda mais a nossa classe e contribua para a valorização da nossa profissão”.
O evento é direcionado a educadores sociais, cuidadores e orientadores sociais do Município, estudantes, gestores públicos e demais profissionais interessados na área. Ao final da Mesa Redonda, haverá um espaço para perguntas e debates, proporcionando uma troca enriquecedora de experiências e conhecimentos.