Gravataí celebra o Terno de Reis nesta sexta-feira

A Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), promove nesta sexta-feira (6) mais uma edição do Terno de Reis. O evento, que contará com a participação da Família Fraga, será realizado na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, logo após a missa das 19h. Ao final da apresentação, ocorrerá uma recepção na Casa dos Açores. O evento não era realizado em Gravataí desde 2019.

Na edição de 2021, as comemorações de Terno de Reis ocorreram no Gravataí Shopping Center, com a apresentação de dois tradicionais ternos da cidade: Estrela Guia I, do Mestre Carreteiro, e Família Moura, do Mestre Eugênio.

O Terno de Reis é uma tradição adaptada das festas populares lúdicas lusitanas que canta a notícia do nascimento de Jesus. São grupos de cantores populares que, durante o ciclo natalino, de 20 de dezembro a 6 de janeiro, percorrem as casas de amigos e parentes, reproduzindo em versos improvisados a viagem dos três reis magos a Belém para homenagearem o menino Jesus.

Conforme a tradição popular, os três reis foram guiados por uma estrela que lhes indicara o caminho da estrebaria, onde o menino repousava com o casal José e Maria. Presentearam o recém-nascido com incenso, ouro e mirra. É bastante remota a origem dos Ternos de Reis, mas sabe-se que ainda hoje a tradição se mantém nos países ibéricos.

O número de participantes pode variar de município para município, ou de região para região. No entanto, a formação básica é sempre a mesma: mestre e contramestre, ajudante de mestre e ajudante
de contramestre, mais o tipe, que faz a voz aguda, entrando ao final dos versos. Pode ser uma criança ou uma mulher. 

Os instrumentos utilizados inicialmente eram: violino, viola e cavaquinho. Com o passar dos anos foram acrescentados o violão e a gaita. A linha melódica é bastante simples. Geralmente em duas vozes, mestre e contramestre, sendo as quadrinhas improvisadas repetidas pelos outros participantes.

A temática é sempre ligada a histórias bíblicas, improvisadas pelo mestre, uma pessoa com grandes conhecimentos religiosos. A apresentação do grupo segue um ritual costumeiro, obedecendo basicamente a quatro fases principais: a chegada, quando o terno canta do lado de fora da residência, pedindo para que o proprietário abra a porta e acenda as luzes; ao final da apresentação, é servida uma refeição aos cantores, que executam músicas sertanejas e antigas; na despedida, alguns versos são cantados como arremate, agradecendo pela acolhida e prometendo voltar no próximo ano.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade