Gravataí chegou à marca de 20% da população com o esquema vacinal completo. A realização da segunda dose da vacina é fundamental para completar a imunização. Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manteve a aplicação da segunda dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. A imunização é realizada conforme a data marcada na carteira de vacinação. O estoque para primeira dose acabou e a Prefeitura aguarda remessa do governo estadual.
A imunização completa é alcançada após a vacinação das duas doses ou com a aplicação do imunizante de dose única. Com isso, é fundamental ficar atento à data marcada na caderneta de vacinação, pois é ela quem guia o dia correto para aplicação da segunda dose.
Até o momento, a SMS já aplicou 195.369 vacinas, dentre essas, 50.303 imunizantes foram destinados para segunda dose e 6.297 são vacinas de dose única, repassadas pelo Estado, totalizando 56.600 pessoas com esquema vacinal completo.
O secretário da Saúde, Régis Fonseca, destacou que o avanço na aplicação na segunda dose é necessário para atingir a imunização de toda população.
– Não podemos esquecer a importância da segunda dose, somente com ela é possível atingir a completa imunização. E apesar da interrupção na primeira dose, estamos em ritmo avançado na aplicação da segunda dose.
No último sábado, a Prefeitura ampliou a vacinação para adolescentes, entre 15 e 17 anos, com comorbidades. No primeiro dia, após a liberação para imunizar-se, Antonia Camargo, de 15 anos, aproveitou a oportunidade para ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada do Vale I.
– Quando vi a notícia de que a vacinação para o grupo de pessoas com comorbidades havia sido ampliada para minha idade, não perdi tempo e vim assim que pude, pois minha ansiedade era muito grande por este momento. Agora estou feliz e já ansiosa para a próxima dose – disse a jovem.