crise do coronavírus

Gravataí começa a vacinar idosos a partir dos 63 anos no sábado; Saiba como funciona

Nove postos estarão abertos para aplicar a primeira dose e, também, receber doações de alimentos

Após receber mais 6.620 doses dos imunizantes contra o coronavírus, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância em Saúde (Viemsa), anunciou a vacinação de idosos a partir dos 63 anos, no sábado, 10. Nove postos de saúde, entre Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), estarão abertas, das 9h às 13h.

Nesse novo lote, o município recebeu vacinas do Butantan (CoronaVac) e da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca). Para fazer a vacina é necessário ter em mãos um documento de identificação com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação.

Nas últimas semanas, Gravataí evoluiu rapidamente no seu cronograma de vacinação. O recebimento de grandes lotes de vacina e a mudança das regras, permitindo o uso de todos os imunizantes para a primeira dose, foram os principais fatores para esse avanço. No entanto, os últimos três dias foram reservados para os idosos a partir dos 64 anos.

– Estamos seguindo o Plano Nacional de Imunização, mas devemos respeitar dois fatores: a proporção da população e a disponibilidade de novas doses – explica o secretário da Saúde Régis Fonseca.

Segundo ele, Gravataí recebeu um grande número de imunizantes, mas à medida em que diminui a faixa etária de vacinação, aumenta a quantidade de pessoas que podem se vacinar.

– Por isso, nós não seguimos com a mesma lógica nessa última semana. Se abríssemos a vacinação para os idosos de 63 ou menos, faltariam doses. Agora que recebemos mais de seis mil imunizantes, podemos voltar ao mesmo esquema de antes – explicou.

Além da imunização, o dia também é uma oportunidade para fazer o bem. O vice-prefeito e coordenador do Comitê da Solidariedade, Dr. Levi Melo, fez um pedido à população que irá fazer a vacina nesse final de semana:

– Estamos passando por um momento muito delicado. Diariamente, dezenas de pedidos de alimentos chegam para nós, aqui na Prefeitura. Por isso, decidimos, durante a campanha de vacinação, pedir, para quem pode, doar um quilo de alimento na hora de receber o imunizante. Para alguns pode parecer pouco, mas faz toda a diferença para centenas de famílias no município.

Os itens arrecadados nas unidades de saúde serão encaminhados para o Banco de Alimentos, onde se dá a montagem das cestas básicas. Depois de montadas, são encaminhadas aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que fazem o repasse das doações às famílias.

HORÁRIO E LOCAIS DE VACINAÇÃO

: Quando: sábado, 10 de abril

Horário: 9h às 13h

: UBS Águas Claras;

: UBS Centro;

: UBS São Judas Tadeu;

: UBS Vila Branca;

: USF Barro Vermelho;

: USF Cohab C;

: USF Itacolomi;

: USF Parque dos Anjos;

: USF São Vicente.

 

LEIA TAMBÉM

50 tons de cinza: Gravataí e Cachoeirinha reabrem comércio no fim de semana; O ’Efeito Páscoa’ fica para semana que vem

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade