Uma corrida pelas ruas centrais da cidade com o Fogo Simbólico, saindo da sede da Guarda Municipal (GM), na manhã deste domingo, 1º, e o acendimento da Pira da Pátria, na Praça da Bíblia, marcou a abertura da Semana da Pátria em Gravataí, que neste ano terá o tema municipal “Gravataí de mãos dadas com a inclusão”.
O fogo havia chegado ao Município no último dia 21, trazido pela Liga da Defesa Nacional, e estava sendo guardado pela Guarda Municipal. O ato de hasteamento ocorrerá até o dia 6, sempre às 9h. No dia 7, às 17h, encerra-se a Semana da Pátria, uma celebração aos 197 anos de independência do Brasil de Portugal, em 7 de Setembro de 1822.
Conduzida por atletas da cidade, no trecho final a chama foi entregue ao estudante Lucas Santos Rodrigues, da EMEF Paulo Freire. Lucas participa do projeto Cidadão de Talento, realizado pela Smed, que tem como objetivo a preparação e a inclusão de jovens com deficiência no mercado de trabalho.
– Quando falamos em Pátria, estamos nos referindo a um país pleno de igualdade para todos, porque uma nação se constrói com a participação de todos – ressaltou a secretária de Educação Sônia Oliveira.
O acendimento coube ao secretário municipal para Assuntos de Segurança coronel PM Flávio Lopes .
A solenidade, organizada pelas secretarias municipais da Cultura, Esporte e Lazer (Smcel) e da Educação (Smed), teve apresentações do Dog Show da GM, com o grupamento que trabalha com cães, e da Banda Municipal.
– Minha gratidão aos atletas que participaram da corrida que conduziu o Fogo Simbólico da Pátria até a Praça da Bíblia e à Banda Municipal de Gravataí pela linda apresentação – destacou a secretária da Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Fraga.
Participaram também do acendimento da Pira e do hasteamento das bandeiras o secretário de Saúde e Procurador Geral do Município, Jean Torman, o comandante da GM Rogério Souza Luiz e o vereador Paulinho da Farmácia, representando a Câmara de Vereadores.
Siga imagens