SEMINÁRIO

Gravataí debate Rede de Proteção a Idosos com projeção de que, em 2030, RS será terceiro estado em envelhecimento

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data oficialmente reconhecida em 2011 pela Organização das Nações Unidas, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), promoveu, na quarta-feira, o seminário “O Papel da Rede de Proteção no Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa”, na sede do Sindilojas.

Na abertura do evento, o prefeito Luiz Zaffalon chamou a atenção para a importância de toda a sociedade em enfrentar o problema da violência contra a pessoa idosa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 30,2 milhões de idosos no país. A quantidade de idosos cresceu em todos os estados, com destaque para o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, ambos com um aumento de 18,6%.

Segundo o prefeito, a rede de proteção é fundamental para atacar o problema da violência e o descaso com o idoso.

– Essa questão da violência está embutida na sociedade, mas não reagimos, e eventos como este são fundamentais. Temos de estar atentos e conscientes para acionarmos essa ampla rede formada pelos serviços do município integrados a outras instituições, como as forças policiais e o Ministério Público – afirmou.

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Marlene Espíndola, fez um apelo emocionado:

– É importante estarmos aqui, não apenas pelos painéis, mas para olharmos o nosso envelhecimento sem voz nem vez. O nosso município envelheceu e não percebemos. Hoje, são 317 idosos em nossas ILPIs (Instituições de Longa Permanência).

Ela alertou que, em 2030, o Rio Grande do Sul deverá ser o terceiro Estado em envelhecimento:

– Que sejamos um local acolhedor.

A promotora de justiça Janine Rosi Faleiro palestrou, de forma remota, sobre o Ministério Público e suas atribuições em defesa dos idosos. Ela alertou sobre o abandono familiar de idosos e como o MP deve agir na esfera administrativa.

– É importante dizer que o Ministério Público, quando não é o autor do processo, tem a obrigação de intervir nesses feitos quando o idoso estiver, principalmente, em situação de risco e vulnerável – disse.

Também palestraram, a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE) da Secretaria de Saúde, Juliana Fontoura, com o tema “Os fluxos de encaminhamento dos casos de violência contra o idoso no serviço de saúde”, seguida da servidora do SMFCAS Margarete Farias, que falou sobre “O papel da proteção social básica no atendimento às pessoas idosas”.  

Finalizaram o seminário a diretora da Proteção Social Especial da SMFCAS, Bianca Guedes, com a palestra “Os serviços especializados da assistência social no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa” e a assistente e especialista em Gerontologia Social Jussara Rauth, com o tema “Consolidando a rede de promoção, proteção e defesa da pessoa idosa”.

A partir das discussões no seminário, foi lançado o desafio da criação do Comitê Intersetorial de atendimento à pessoa idosa, para que, de forma coletiva, possam ser buscadas estratégias de enfrentamento a situações de violência vivenciadas pela pessoa idosa.  São esses momentos que fortalecem a rede de atendimento ao idoso – avaliou a secretária interina da SMFCAS, Joice Michels.

Também estiveram presentes ao encontro, a primeira-dama Marlene Zaffalon; a coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas, a assistente social Maria de Lourdes Hieger Homem; o assessor de Políticas Públicas para o Idoso, da Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM), Clóvis Evangelista; e o presidente da Comissão da Pessoa Idosa da Câmara de Vereadores e ex-vice-prefeito, vereador Áureo Tedesco.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade