O governador Eduardo Leite confirmou nesta quinta a proposta de instalação de pedágios na ERS-118 em Gravataí (Km 22,6) e na ERS-020 (Km 22,9), inclusas no plano de concessão de mais de mil quilômetros de rodovias estaduais por 30 anos, com previsão de aporte de R$ 10,6 bilhões, R$ 3,9 bilhões nos primeiros cinco anos.
A polêmica agora está oficialmente na cancela, como tratei em A Gravataí dos 3 (ou 4) pedágios: Lançada Frente contrária; O ’bode de Leite’ está na cancela, último artigo de uma série, cujos links estão relacionados no texto.
A partir de sexta-feira, o governo vai abrir por 30 dias consulta pública envolvendo as concessões. Depois disso serão realizadas audiências públicas.
Ao fim, não era “fake news”: Gravataí terá pedágio no Passo das Pedras, na 118, duplicada após 20 anos e R$ 400 milhões em dinheiro público, e no distrito de Morungava, na 020, ambas com tarifas entre R$ 5,88 e R$ 7,84 previstas no leilão.
De acordo com o plano não haverá mais isenção para moradores. A proposta é de desconto para usuários frequentes. Veículos leves e que utilizem TAG para pagar o pedágio terão redução de 5% no valor da tarifa. Outra modalidade será o desconto progressivo escalonado conforme o número de viagens realizadas dentro do mês, também via TAG no veículo: de 4 a 7 viagens – desconto de 10%; de 8 a 11 viagens – desconto de 12,5%; de 12 a 15 viagens – desconto de 15%; de 16 a 19 viagens – desconto de 17,5% e 20 viagens ou mais – desconto de 20%.
Em outro artigo, trago vozes locais e analiso.
CLIQUE AQUI para acessar o material oficial divulgado pelo Governo do Estado, que traz infográficos sobre os investimentos que serão exigidos nos leilões, praças de pedágios e simulações de tarifas.