Prefeitos de Gravataí, Marco Alba, e de Cachoeirinha, Miki Breier, assinaram prorrogação de contratos com a Corsan, que permitem avanço na parceria público privada para universalizar a água e levar saneamento para oito em cada dez pessoas em 11 anos. Nos links em meio à matéria você lembra toda polêmica cronologia
A Parceria Público-Privada (PPP) da Corsan para o saneamento avançou nesta quinta-feira com a assinatura de mais cinco municípios aos termos aditivos aos convênios de cooperação e contratos de programa. Com o ato, as prefeituras de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Guaíba e Sapucaia do Sul prorrogam suas parcerias com a companhia para viabilizar a implantação da PPP que universalizará o esgotamento sanitário em nove municípios da Região Metropolitana.
Já formalizaram os instrumentos os municípios de Eldorado do Sul, Esteio e Viamão, faltando apenas Canoas para completar as nove cidades beneficiadas.
LEIA TAMBÉM
EXCLUSIVO | Gravataí vai aderir a PPP da Corsan
O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, agradeceu os prefeitos e vereadores que aprovaram os aditivos pela consciência da importância da PPP para o desenvolvimento dos municípios e do estado.
– A gestão moderna só é possível com parceria. Teremos R$ 1,8 bi de recursos privados para melhorar os serviços públicos, garantindo mais qualidade de vida e saúde para a população.
LEIA TAMBÉM
Com Gravataí, Cachoeirinha e Viamão, a PPP da Corsan
Flávio Presser destacou que a PPP está acima de questões ideológicas, citando que prefeitos de diferentes partidos aderiram à parceria por entender que a mesma “é a única maneira de entregar rede completa de esgoto em onze anos”.
– Através da associação com um parceiro privado vamos poder atender as necessidades de cada município.
LEIA TAMBÉM
O prefeito de Gravataí, Marco Alba, falou em nome dos demais municípios e salientou que “a prestação do serviço de qualidade é uma exigência da população e uma necessidade premente”. Para ele, a parceria abre a esperança em um futuro melhor, com a resolução de graves problemas dos municípios da Região Metropolitana.
LEIA TAMBÉM
Por que Gravataí desistiu de uma PPP própria para água e esgoto
Também participaram do ato, realizado no gabinete da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, os prefeitos de Alvorada, José Appolo; Cachoeirinha, Miki Breier; e Guaíba, José Sperotto; e o vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Arlênio Silva. Ainda estiveram presentes o superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto; os diretores da Corsan Eduardo Carvalho (Operações) e Luciano Martin (Comercial); o superintendente metropolitano da Corsan, André Gutierrez Borges, e o adjunto, Carlos Breik; o diretor de Saneamento da SOP, Jean Bordin; secretários municipais; vereadores; gestores de unidade da Corsan nos municípios envolvidos e colaboradores da Companhia.