solidariedade

Gravataí e Cachoeirinha se preparam para acolher no ’frio do século’; saiba como ajudar

A previsão de queda brusca de temperatura a partir desta terça-feira mobiliza as prefeituras de Gravataí e Cachoeirinha para minimizar o que já é chamado 'frio do século' para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

Em Gravataí, Casa do Bem (localizada na margem da ERS-118) recebeu reforço de camas e colchões, aumentando a sua capacidade em 40%. Além disso, as equipes de abordagem de rua terão o tempo de ronda ampliado para até as 21h, durante estes dias que esperamos um frio intenso.

Conforme a secretária substituta da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e o Gabinete da Primeira-Dama (GPD) Joice Michels, a intenção é reforçar os estoques de cobertores, meias e roupas quentes para distribuir nesta semana.

– Já estamos recebendo mais cobertas que levamos para a Casa do Bem para usarmos na ampliação das vagas e ainda vamos disponibilizar estes cobertores que pedimos doações para a população em situação de rua que não queira ir até o local, mas que precisará se abrigar do frio – explica Joice, lembrando que toda a doação é bem-vinda e pode ser feita nos prédios da Prefeitura, na Loja Vazia, do Gravataí Shopping e em outros pontos de coleta.

Sobre as equipes de abordagem de rua, Joice comentou que muitas pessoas são resistentes a ir para a Casa do Bem.

– Um dos motivos eram os seus animais, mas, agora, estamos aceitando que fiquem no local. Assim, pedimos que a comunidade que também oriente e incentive a população de rua para buscar um local adequado de abrigo – disse a secretária.

Para que mais pessoas possam ter acesso às peças de roupas e cobertas, a primeira-dama Marlene Zaffalon e a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani estão organizando um Varal Solidário. A ação ocorrerá nesta quarta-feira, das 9 às 16h, na Praça da Bíblia, em frente à Prefeitura, no Centro.

– Assim, quem precisa pode vir buscar agasalho e cobertor – afirmou Marlene, pedindo que a comunidade ajude, mais uma vez, a Prefeitura, para que mais pessoas possam ser atendidas.

– Precisamos também de toalhas de banho, de rosto e de meias. Tudo é importante neste período em que a temperatura poderá ser até negativa – diz a primeira-dama.

Mais informações de onde doar e de como receber as peças podem ser obtidas pelo telefone 3600-7007.

 

Cachoeirinha aborda na rua

 

Em Cachoeirinha, os agentes da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação estão intensificando o Programa de Abordagem Social de Rua, que visa encaminhar pessoas em situação de rua para atendimento no Albergue Municipal.

– São feitas diversas abordagem por semana, além de atendidos os chamados da população. O trabalho é de sensibilização. Ninguém é obrigado a ir para o local. As abordagens são feitas e, se a pessoa tiver interesse, será levada até o serviço – explica o secretário de Assistência Social, Valdir Mattos.

Atualmente, o espaço tem capacidade para 25 pessoas, havendo a possibilidade de ampliação para mais 25 vagas em caso de necessidade, totalizando 50 acomodações.

– Normalmente o espaço acolhe, em média, de 10 a 15 pessoas por dia – diz.

Cachoeirinha tem em torno de 50 moradores de rua. O Albergue Municipal oferece janta, banho, produtos de higiene pessoal, roupas, local para dormir e café da manhã. O serviço funciona das 19h às 7h, e fica localizado na Rua Missões, 760, no Jardim Colinas.

Na Campanha de Solidariedade três ações são realizadas: a Campanha do Agasalho, que dispõe pontos de entrega de doações pela cidade em locais parceiros, a Vacinação Solidária, que consiste na doação de alimentos ou produtos de higiene e limpeza ao ir se vacinar nos postos, e a Troca de Alimento por Máscara, que ocorre em dias marcados em frente a supermercados: ao doar um kg de alimento, a pessoa ganha uma máscara de proteção, incentivando o apoio ao próximo e o cuidado com a saúde.

Interessados em doar agasalhos, produtos de higiene, alimentos e roupas de cama podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo número 3471-5939. Na última semana, mais de 400 cestas básicas foram distribuídas nos cinco CRAS da cidade. As doações também podem ser recolhidas em domicílio. Outra forma de auxílio é o Recanto Solidário, espaço permanente de arrecadação e doação de roupas localizado ao lado da Prefeitura, que atende mais de 300 pessoas ao mês.

Os pontos de arrecadação da Vacinação Solidária são: ESF Carlos Wilkens, UBS Décio Martins Costa, ESF José Ari, ESF José Ramos, UBS Ildo Caçapava, ESF Jardim Betânia e Centro do Idoso.

Os pontos de arrecadação da Campanha do Agasalho são: 3° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares, 26º BPM, Brigada Militar, Associação Comercial de Cachoeirinha, ASUN Supermercados, Faculdade Cesuca, CIC, Farmácias Associadas, Grupo Fallgatter, Macrosul, Mercado Borges, OAB, Rotary Cachoeirinha, CORSAN, Condomínio Macônico, AD 55, SESC Cachoeirinha, Shopping do Vale, Transcal, Maby Supermercados, Academia Planeta Fitness, Son Móveis, Farmácias São João, Bom Samaritano, Virtü Studio, Prefeitura Municipal, Secretarias, Escolas, Postos de Saúde, nos CRAs, UBs e UPA.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade