coluna do silvestre

Gravataí e Cachoeirinha vão ganhar novos acessos à Freeway

No quilômetro 80, em Gravataí, onde já tem um viaduto para o bairro Novo Mundo, será construído trevo de acesso à Freeway, tanto para a capital quanto ao Litoral Norte.

Quem viver verá!

Em um ano e meio a contar de fevereiro que vem os gravataienses deixarão de pagar para cruzar pelo posto de pedágio que fica no quilômetro 77 da Freeway, e em dois anos deixará de existir a tranqueira no trânsito que atualmente é uma dor de cabeça e um exercício de paciência para quem cruza as avenidas Dorival Cândido Luz de Oliveira (Gravataí) e Flores da Cunha (Cachoeirinha) nos horários de pico.

Pela manhã na direção da capital dos gaúchos e, à tardinha, no sentido inverso. Na real a situação deve melhorar mesmo a partir do 18º mês depois que a nova concessionária, a Companhia de Participações em Concessões (CPC) do Grupo CCR, assumir, em fevereiro, a administração de rodovias federais localizadas no Rio Grande do Sul, entre elas a BR-290 (Freeway).

Este ano e meio é o prazo para a mudança da praça de pedágio do local atual para o quilômetro 59 da Freeway, pouco antes da ponte sobre o Arroio Pinto que delimita as divisas entre os municípios de Gravataí e Glorinha, na direção do litoral. É o que está determinado no edital e estará contemplado no contrato a ser assinado dia 9 de janeiro. A concessionária passa a operar no mesmo dia.

Sobre as tranqueiras de todos os dias na Dorival de Oliveira e Flores da Cunha, a boa notícia é que, sim, no prazo de dois anos a nova concessionária deverá abrir ao trânsito acessos à e dá Freeway pelas avenidas Teotônio Vilela (Parque Florido, Gravataí) e Papa João XXII em Cachoeirinha.

 

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No edital

 

A construção destas alças estão previstas para acontecer, na aldeia dos anjos, no quilômetro 80,050 da Freeway, que fica bem onde se encontra, hoje, a passarela-viaduto que liga o bairro Novo Mundo com a cidade de Gravataí. O acesso atual é pela rua Jorge Tadeu, rua Daniel Luis e, daí, pela avenida Teotônio Vilela até a Dorival de Oliveira, já na altura da parada 62.

Já em Cachoeirinha a ligação da cidade com a Freeway já existe, parcialmente. Quem vem do litoral pode entrar na cidade pela Papa João XXIII e quem quer ir para Porto Alegre pode utilizar a Papa para chegar à Freeway e fugir do engarrafamento na Flores da Cunha até a ponte sobre o Rio Gravataí. O que vai mudar é a possibilidade de, a partir da Papa ir para o Litoral e, para quem vem da capital entrar na Papa.

Ainda em Gravataí um outro acesso à Freeway deve ser construído no quilômetro 62,6 ligando o extremo Norte urbano com a área rural do município, pela estrada Barro Vermelho. O prazo é igual, de dois anos a contar do começo das operações da nova concessionária. Ou seja, deve estar pronto em janeiro de 2021.

 

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Passarelas

 

O novo contrato elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autarquia com ligação ao Ministério do Transportes, ainda prevê duas passarelas para pedestres sobre a Freeway. Uma no quilômetro 69,350 – pouco depois do complexo da General Motors (GM) no sentido do litoral – onde já existe uma estrutura que serve especialmente aos alunos da Escola Mariante Pacheco.

A segunda passarela está projetada para ser construída no quilômetro 71, próximo ao local onde funcionava o posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ligando os bairros Sítio do Sobrado e Mato Alto. Estas obras de arte, entretanto, tem prazo maior para serem entregues à população, entre o quarto e quinto ano de operação da concessionária, a contar de janeiro que vem.

 

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