Ao organizar as contas públicas e criar condições para a realização de obras estruturais – em mobilidade urbana, especialmente –, a Prefeitura de Gravataí criou um ambiente favorável para a chegada de grandes empresas, gerando mais renda para a cidade e novos postos de trabalho. Em um ano e meio, foram abertas 3.737 novas empresas. Com a previsão de investimento de R$ 200 milhões em obras até 2024, a Prefeitura também é responsável pela geração de novas frentes de trabalho.
É o resumo que faz o prefeito Luiz Zaffalon (MDB) ao comentar o ranking que coloca Gravataí na 32ª posição no Brasil no Índice de Concorrência dos Municípios 2022, um levantamento feito pelo Ministério da Economia para avaliar os ambientes de negócios das cidades. Para a pesquisa, foram levadas em consideração nove categorias, como o ambiente regulatório municipal, a infraestrutura da cidade, a aplicação dos princípios de liberdade econômica, a segurança jurídica e a tributação.
Entre os municípios gaúchos, Gravataí fica com o terceiro lugar, atrás somente de Porto Alegre e de Santa Maria. Nesta edição, participaram 119 municípios, formados por Capitais, cidades com mais de 250 mil habitantes até abril e as que se voluntariaram. Sete cidades gaúchas participaram.
– Gravataí é uma cidade estrategicamente muito bem colocada. Estamos na Região Metropolitana, há 15 minutos do Aeroporto Salgado Filho, na frente da Free Way, além de termos uma área imensa, de quase 500 km² – ressalta Zaffa, que tem por hábito receber ele próprio, em seu gabinete, empresários que buscam investir em Gravataí, além de comparecer às aberturas de negócios de diferentes portes.
– Minha prioridade é a geração de emprego – resume.
A localização privilegiada do município, servida por importantes rodovias, como a BR-290 e a ERS-118, que liga Gravataí à BR-116, e entre a Serra e o Litoral, também são pontos positivos destacados pelo prefeito.
– Em razão desse conjunto de fatores, geográficos e estruturais, Gravataí tem se tornado a melhor cidade para se viver e se investir no Rio Grande do Sul – diz.
Zaffa cita a duplicação da ERS 118, que facilitará o fluxo de trânsito na região e acrescenta sobre as ações do Governo no intuito de propiciar a entrada de novos investimentos no município como a criação de uma legislação moderna para atração de investimentos de inovação e de tecnologia.
Desde agosto último, Gravataí também passou a integrar a plataforma Tudo Fácil Empresas, em parceria com governo do Estado, Junta Comercial e Sebrae/RS. Empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário, podem ser regularizadas com um único acesso on-line, sem custos, em menos de dez minutos.
Na lista do que Gravataí oferece, divulgada pela Prefeitura estão Localização privilegiada: servida por importantes rodovias como a BR-290 e a ERS-118, que nos liga à Serra e ao Litoral; a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho; cultura para a recepção de novos empreendimentos; agilidade na emissão de licenças e alvarás; sala do Empreendedor; Tudo Fácil Empresas (alvará em até 10 minutos, para empresas de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário).