patrulha escolar

Gravataí é modelo de segurança nas escolas

Em Gravataí os alunos, professores, comunidade escolar e o entorno das escolas são protegidos pela Guarda Municipal hpa pelo menos dois anos

Uma das maiores operações da história do Rio Grande do Sul visando coibir o tráfico de drogas nas imediações de das escolas da rede estadual foi realizada nesta terça-feira (22/8). Quase 30 cidades foram incluídas na ação em que as forças policiais buscaram suspeitos e bandidos por estarem atuando próximos às escolas. Aliás, crime cuja pena pode ser aumentada em dois terços justamente porque o crime é próximo de estabelecimentos onde se encontram crianças e adolescentes.

Enquanto isso, em Gravataí a prefeitura realiza este tipo de operação na comunidade escolar há dois anos, através da guarda municipal. São fiscalizadas pela Patrulha Escolar, diariamente, 74 escolas da rede municipal. É uma parceria das secretarias de Educação (SMED) e a de Assuntos para Segurança Pública (SMASP). Na aldeia dos anjos a guarda municipal faz de quatro a cinco rondas por dia no entorno das instituições. E dentro das escolas os vigias monitoram alunos e cuidam do patrimônio e têm contato permanente com agentes da GM.

— Mesmo que a segurança seja competência original dos governos federal e estadual, aqui em Gravataí estamos colaborando com a proteção especial das nossas crianças e adolescentes, tanto que somos referência para outros municípios nesta forma de policiamento — disse o prefeito Marco Alba.

 

A missão

 

1

O papel da Patrulha Escolar vai além do objetivo de flagrar suspeitos, pois tem a finalidade de inibir os delitos no entorno das escolas além de promover a prevenção, com palestras e apresentações.

 

2

Mais de 70 mil pessoas, entre alunos e trabalhadores gravataienses, são os principais beneficiados com esta ação de segurança, uma área prioritária desta gestão.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade