Em parceria com a Zona Azul Brasil, a Prefeitura de Gravataí instala às 11h desta quarta-feira o primeiro ponto para recarga de carro elétrico na rua, na Praça da Bíblia, em frente à sede da Prefeitura, no Centro. Um Chevrolet Bolt será o primeiro veículo a ser carregado. Teste já foi feito na noite desta segunda, como mostra a foto que ilustra este artigo, feita pelo secretário de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio.
O anúncio tinha sido feito em divulgação do prefeito Luiz Zaffalon (MDB) em mensagem para os conselheiros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), que se reúnem amanhã, a partir das 8h. Mas na segunda, o jornalista gravataiense Andreo Fischer fez fotos do equipamento. Fui buscar informações.
– É o primeiro do Brasil – informa Claudinei Barduque, diretor de Operações da Zona Azul Brasil, explicando que pontos só eram instalados em condomínio ou locais privados.
O diretor lembra que, em 2017, no governo Marco Alba (MDB), Gravataí também foi pioneira com a empresa ao instalar o pagamento do estacionamento rotativo com cartão, o que hoje é usado em todos municípios brasileiros que tem o serviço.
– Nós trabalhamos inovação sempre. A tomada para recarregar carros elétricos vai ao encontro do imposto verde. É o primeiro. Tendo demanda, e acredito terá, ampliaremos – diz Zaffa, de quem tentei tirar alguma informação privilegiada sobre o carro elétrico da GM, projetado desde o último show do bilhão em incentivos.
– Segundo a direção da GM, que amanhã estará no Codes, a GM atenderá o mercado brasileiro com veículos importados até que exista viabilidade de mercado no Brasil.
Siga algumas informações que recebi sobre o ‘bico’ de carga em Gravataí. Abaixo, concluo.
1. A estrutura, que estará disponível 24 horas e permitirá uma utilização diária por veículo, contará com um equipamento da e-Volvo. O usuário pagará somente pelo uso da vaga, não pelo consumo de energia, e o tempo total previsto para o carregamento completo é de duas horas;
2. A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), prevê que pelo menos 50 usuários mensais utilizem o sistema. O cenário é de que, nos próximos anos, o número cresça cada vez mais;
3. Recentemente, o prefeito Luiz Zaffalon encaminhou um projeto de lei para a implementação do programa IPTU Verde (que aguarda votação), prevendo desconto no imposto municipal para cidadãos que adotarem práticas de preservação dos recursos naturais em suas residências. O projeto prevê ainda o sistema de carregamento para veículos elétricos, que consiste em carregadores residenciais fixos, do tipo “Wallbox”, devidamente instalados conforme normas técnicas existentes.
Ao fim, fiz questão de antecipar a inauguração que estará nos releases de amanhã porque reputo uma coisa histórica.
Por obvio, parece um episódio elitista.
Inevitável é, no Grande Tribunal das Redes Sociais, que alguém que tenha a mãe esperando leito no hospital ache uma grande bobagem meter um bico para carregar carro de rico.
Só que, se daqui a 20 anos veículos elétricos não ocuparem pelo menos metade do mercado, preparem suas gerações para a falência climática; e uma tragédia sanitária.
Acerta Zaffa em hoje ter coragem de não governar tirando como termômetro as redes sociais.
Cliques não governam.
Uma resposta
Qual foi o valor investido neste equipamento? Gravataí tem no máximo 5 carros elétricos.
Porém tem várias crianças carentes que os pais não conseguem comprar um material descendo para seus estudos e aí a prefeitura da um cartão de 136,00 para gastar exatamente como eles acham que deve, porém investem pesado em equipamentos que não vai agregar em nada para a grande parte da sua população, investe em uma rua coberta que também não irá agregar a maior parte da sua população.