CULTURA

Gravataí entra no clima do Carnaval 2026 com Muamba vibrante da Acadêmicos

O Parcão da 79 se transformou, neste domingo (25), em um grande palco de celebração da cultura popular com a realização da tradicional Muamba de Carnaval da Acadêmicos de Gravataí. O evento reuniu um grande público, embalado por música, dança e alegria, e reafirmou o carnaval como uma das mais fortes expressões culturais do município.

Com o enredo “Amazônia Tāwapayêra – A Aldeia Guardiã dos Encantos da Floresta!”, a escola mostrou que Gravataí já entrou no ritmo do Carnaval 2026. A intensa participação popular evidenciou que a comunidade abraçou o tema, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a identificação da cidade com a Acadêmicos de Gravataí.

A realização da Muamba integra as contrapartidas do fomento cultural concedido pelo Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reforçando o compromisso da Prefeitura de Gravataí com a valorização do carnaval, da cultura popular e do trabalho desenvolvido pelas escolas de samba do município.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, representando o prefeito Luiz Zaffalon, do secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, da secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, da coordenadora da Casa de Cultura, Angela Xavier, além da presidenta da Acadêmicos de Gravataí, Rita Bitencourt, do carnavalesco Rafael Saraiva e de representantes da comunidade.

Durante a Muamba, Patrick Silva destacou a relevância do investimento público no setor cultural. “O fomento cultural é essencial para garantir a continuidade e o fortalecimento do carnaval, além de democratizar o acesso da população às manifestações culturais”, afirmou.

A presidenta da escola, Rita Bitencourt, agradeceu o apoio do poder público e ressaltou o impacto positivo do incentivo para o planejamento do desfile. “Esse apoio nos permite planejar com mais segurança e preparar um grande espetáculo para o Carnaval de 2026”, destacou.

Pelo terceiro ano consecutivo, o secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, participa do processo de escalação do elenco artístico que comporá os carros alegóricos, além de colaborar na criação de cenas e coreografias do desfile. A atuação reforça a valorização dos artistas locais e contribui para a qualificação estética e cênica do espetáculo que a escola levará à avenida.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade