A Prefeitura de Gravataí entregou, na tarde da última segunda-feira (19), um novo complexo viário no bairro Morada do Vale II, obra considerada estratégica para melhorar a mobilidade urbana da região. O investimento, superior a R$ 3 milhões, foi executado como contrapartida da Consplan Empreendimentos Imobiliários.
O complexo é formado pela Avenida Sílvio Freitas e pela Rua Almeida Prado, que receberam intervenções estruturais de drenagem e pavimentação. Ao todo, o projeto inclui 190 metros de extensão viária, com duas pistas de 7 metros de largura cada, além de um canal de drenagem da mesma extensão, construído em concreto e alvenaria.
Também foram implantados 105 metros de galerias de concreto, com dimensões de 3 x 2 metros, e o prolongamento de 142 metros da Rua Almeida Prado, que agora possui 10 metros de largura. Com isso, são mais de 5 mil m² de pavimentação asfáltica, em uma área antes marcada por gargalos de circulação e problemas de alagamento.
Segundo o município, a obra deve melhorar a fluidez do trânsito, aumentar a segurança viária e reduzir os pontos de alagamento no entorno.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Luiz Zaffalon destacou a evolução do bairro e o papel das parcerias com a iniciativa privada no desenvolvimento da cidade.
“Há mais de 40 anos, essa área era um terreno baldio. Hoje, com parcerias e investimentos, conseguimos qualificar a região. Uma obra como esta valoriza os imóveis, a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Consplan e secretarias destacam parceria e impacto para a comunidade
Representando a Consplan, Hilton Raimanny afirmou que o novo complexo irá garantir mais fluidez ao trânsito e benefícios diretos aos moradores do Morada do Vale II.
O secretário de Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos (SMPPC), Guilherme Ósio, lembrou da colaboração técnica da empresa em momentos críticos, como durante as enchentes, quando forneceu estudos e projetos de drenagem utilizados até hoje pela prefeitura.
Já o secretário de Infraestrutura, Laone Pinedo, ressaltou o impacto positivo do novo complexo viário tanto na mobilidade quanto no sentimento de valorização da comunidade. “Com uma iniciativa privada atuante, um governo ágil e uma Câmara de Vereadores comprometida, Gravataí vive um momento de crescimento econômico”, afirmou.
A entrega contou ainda com a presença de secretários municipais, servidores, representantes da comunidade e dos vereadores Clebes Mendes, Alex Peixe, Guarda Moisés, Samuel Serra e Anna Beatriz.





