CONTAS PÚBLICAS

Gravataí está entre 100 municípios do país com melhor qualidade de informação fiscal e contábil

O município de Gravataí vem crescendo anualmente no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em 2024 chegou ao 69º lugar nacional, entre os 5.570 municípios do país, depois de ter ocupado a posição 1279 em 2020. Em 2021, a cidade ficou em 168º lugar e não parou de evoluir, dando um salto de quase cem posições neste ano que analisou os dados de 2023.

As posições são medidas através de dados enviados mensalmente por relatórios previstos na Lei 101 de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). São 20 relatórios enviados a STN no total, alguns mensais, alguns bimestrais e outros quadrimestrais.

Conforme Marisa Bueno, diretora -geral da Contadoria e Auditoria da Secretaria Municipal da Fazenda, para chegarmos nessa posição Gravataí está desde o ano de 2021 realizando muitas ações na gerência dos atos efetuados pelo município como um todo. 

“Como toda a administração municipal acaba passando pela contabilidade e controladoria, estamos sempre buscando excelência em toda a operacionalização da gestão, através de reuniões, reformulação de procedimentos e busca por resultados”, explica.

A diretora comenta que no ano de 2021 a contabilidade do município foi toda reformulada e os contadores passaram a trabalhar sob a gerência da Secretaria da Fazenda, sendo a estrutura remodelada. Assim, os resultados começaram a chegar através do trabalho de todos os contabilistas do município. 

“Esse salto de quase cem posições nos deixou orgulhosos pelo trabalho realizado pelos servidores e muito gratos pela confiança dos gestores na nossa capacidade de trazer resultados para o município”, comenta.

O que é o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal tem por objetivo avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

Esta publicação tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade