Gravataí está entre as 50 cidades mais inovadoras em levantamento da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
A área técnica de inovação e empreendedorismo da entidade mapeou as iniciativas de destaque no RS, trabalho que servirá de base para a criação de um guia prático e teórico sobre empreendedorismo. E de acordo com Leonardo Amauri, da Agência Besouro, parceira da Famurs, o objetivo é incentivar a criação da cultura de inovação em solo gaúcho.
Amauri, que visitou a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) de Gravataí, na terça-feira, afirma que o município, além de construir um ambiente propício ao desenvolvimento de startups, está preocupado com a modernização da gestão pública a partir da tecnologia.
– Gravataí vem construindo um plano de desenvolvimento de startups muito importante para a região em que ela se encontra – disse.
– De forma integrada à Região Metropolitana, com programas e projetos, contribuímos para que o Rio Grande do Sul se transforme em um Estado cada vez mais inovador. Ficamos felizes em sermos protagonistas deste movimento. Trabalhamos para que as startups e os novos empreendedores se estabeleçam em Gravataí e construam a sustentabilidade dos seus negócios – disse a secretária Selma Fraga.
Durante a visita, a secretaria apresentou a Leonardo Amauri os programas do município, como o Startup Gravataí, que em parceria com a Incubadora Unitec Gravataí/Programa + Startups, que se inicia com 10 startups incubadas, já realizou 4 ciclos de pré-aceleração em parceria com o Sebrae-RS/Sebraex, e possui previsão de alcançar mais de 100 startups e novos negócios até o final de 2023; o Usina de Talentos, para formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho na área da tecnologia e inovação; e o Governo Digital, que na sua primeira fase implanta o Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (Lidag), com foco principal no tratamento da ciência de dados, objetivando a geração de indicadores e métricas para subsidiar as ações do governo, bem como de novos negócios e empreendedores no município de Gravataí.
Além disso, Selma destacou o fato de que Gravataí é responsável por 2,9% do valor de tudo que é produzido em solo gaúcho.
– O município, que é o sexto mais populoso do RS, possui excelente logística, a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho e rodeado das principais rodovias estaduais e federais, e vem construindo um cenário de desenvolvimento empresarial, por meio de uma legislação moderna e inovadora – concluiu.