Gravataí está entre 50 cidades mais inovadoras em mapa da Famurs

Gravataí está entre as 50 cidades mais inovadoras em levantamento da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

A área técnica de inovação e empreendedorismo da entidade mapeou as iniciativas de destaque no RS, trabalho que servirá de base para a criação de um guia prático e teórico sobre empreendedorismo. E de acordo com Leonardo Amauri, da Agência Besouro, parceira da Famurs, o objetivo é incentivar a criação da cultura de inovação em solo gaúcho.

Amauri, que visitou a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) de Gravataí, na terça-feira, afirma que o município, além de construir um ambiente propício ao desenvolvimento de startups, está preocupado com a modernização da gestão pública a partir da tecnologia.

– Gravataí vem construindo um plano de desenvolvimento de startups muito importante para a região em que ela se encontra – disse.

– De forma integrada à Região Metropolitana, com programas e projetos, contribuímos para que o Rio Grande do Sul se transforme em um Estado cada vez mais inovador. Ficamos felizes em sermos protagonistas deste movimento. Trabalhamos para que as startups e os novos empreendedores se estabeleçam em Gravataí e construam a sustentabilidade dos seus negócios – disse a secretária Selma Fraga.

Durante a visita, a secretaria apresentou a Leonardo Amauri os programas do município, como o Startup Gravataí, que em parceria com a Incubadora Unitec Gravataí/Programa + Startups, que se inicia com 10 startups incubadas, já realizou 4 ciclos de pré-aceleração em parceria com o Sebrae-RS/Sebraex, e possui previsão de alcançar mais de 100 startups e novos negócios até o final de 2023; o Usina de Talentos, para formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho na área da tecnologia e inovação; e o Governo Digital, que na sua primeira fase implanta o Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (Lidag), com foco principal no tratamento da ciência de dados, objetivando a geração de indicadores e métricas para subsidiar as ações do governo, bem como de novos negócios e empreendedores no município de Gravataí.

Além disso, Selma destacou o fato de que Gravataí é responsável por 2,9% do valor de tudo que é produzido em solo gaúcho.

– O município, que é o sexto mais populoso do RS, possui excelente logística, a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho e rodeado das principais rodovias estaduais e federais, e vem construindo um cenário de desenvolvimento empresarial, por meio de uma legislação moderna e inovadora – concluiu.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade