Após concluírem as cem horas de aulas do curso de Fundamentos da Robótica Industrial 4.0, os 31 alunos receberam, na tarde desta quinta-feira, 27, os seus certificados de conclusão.
Oferecida pela Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais da Educação (Smed) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a formação faz parte do programa Usina de Talentos e já beneficiou 40 alunos da rede municipal no primeiro semestre do ano.
A ação faz parte do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Smed e da Usina de Talentos da SMICT, que visam desenvolver pessoas a partir de bases tecnológicas, em prol da capacitação de futuros profissionais e professores com base nas exigências futuras do mercado de trabalho.
A responsável técnica do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Smed, Tuane DIhl, reforçou a importância da ação para os alunos.
– Além da oportunidade e do aprendizado na área tecnológica, o curso também contribui para a preparação dos jovens no ingresso ao mercado de trabalho – salientou.
Os temas abordados dentro da sala de aula foram desde a tradicional matemática até a linguagem da programação e a realidade da indústria e dos robôs industriais. Os alunos desenvolveram diversas atividades usando desde legos até softwares, como o Computer Aided Design (CAD).