Após concluírem as cem horas de aulas do curso de Fundamentos da Robótica Industrial 4.0, os primeiros 17 alunos receberam os seus certificados de conclusão. Oferecida pela Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais da Educação (Smed) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a formação faz parte do programa Usina de Talentos e já beneficiou 40 alunos da rede municipal, neste primeiro semestre.
Presente na cerimônia de formatura, a secretária da SMICT, Selma Fraga, falou sobre a importância da iniciativa na vida dos adolescentes.
– Nós, enquanto governo, estamos muito felizes por poder oferecer mais esse conhecimento para os alunos. Tenho certeza que este não foi apenas um curso, mas uma oportunidade de cada um pensar e projetar seu futuro profissional – disse, lembrando ainda que, na próxima semana, a segunda turma do primeiro semestre, também encerrará as aulas, formando 20 novos alunos.
A ação faz parte do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Smed e da Usina de Talentos da SMICT, que visa desenvolver pessoas a partir de bases tecnológicas, em prol da capacitação de futuros profissionais e professores, com base nas exigências futuras do mercado de trabalho.
– Que este seja apenas o primeiro passo para muitas outras qualificações – desejou a secretária da Educação, Magda Ely.
Em um cenário ainda considerado masculino, a única aluna a se formar na turma Allana Cardoso, estudante da Escola Municipal de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, descreveu o curso como surpreendente. A adolescente, que já havia feito outra capacitação na área, contou que com o conhecimento adquirido no curso a fez ter ainda mais certeza do seu futuro profissional. Já dentro do mercado de trabalho, Allana contou que pretende seguir na área industrial e projeta uma graduação no segmento.
A gerente de operações do Senai Suzana Sartori parabenizou o governo por incentivar os alunos da rede municipal a buscarem qualificação profissional e, aos alunos, por terem encerrado, com maestria, a capacitação.
– Esperamos que o conhecimento passado pelos professores venha a contribuir para a família e para a transformação da perspectiva de vida de vocês.
De acordo com os professores Samoel Silveira e Cassiano Medeiros, os temas abordados dentro da sala de aula foram, desde a tradicional matemática, até a linguagem da programação e a realidade da indústria e dos robôs industriais. Ainda segundo eles, os alunos desenvolveram diversas atividades usando, desde legos, até softwares, como o Computer Aided Design (CAD).