Na manhã desta quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) realizou uma homenagem ao gravataiense Nicolas Capretti Schosler, campeão mundial de vôlei de praia. O atleta, ao lado de seu parceiro Gabriel Zuliani, conquistou a medalha de ouro na etapa Future do Beach Pro Tour, realizada no último sábado (23) em Burundi, na África.
Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância do incentivo ao esporte e celebrou as conquistas dos atletas locais. “Pessoas como o Nicolas que se destacam no esporte devem ser sim homenageadas. Isso é um incentivo para que novos atletas do município sigam se destacando em grandes competições”, afirmou.
Nicolas comentou sobre receber o reconhecimento de sua cidade natal. “Poder desfilar com o troféu e a medalha de ouro em Gravataí, onde cresci, me deixou muito emocionado. Hoje posso dizer que sou muito grato pelo desenvolvimento que tive aqui”, disse o atleta.
O secretário da Smel, Valtair Luciano de Oliveira, ressaltou que Nicolas serve de exemplo para jovens que sonham com carreiras no esporte. “Ver ele interagindo com as crianças nos projetos de incentivo ao esporte mostra como Nicolas se tornou um modelo, inspirando dedicação e desempenho profissional”, comentou.
Também estiveram presentes na homenagem o deputado estadual Dimas Costa e os vereadores Fábio Ávila e Bombeiro Batista.
Sobre a conquista
O Beach Pro Tour é o circuito mundial de vôlei de praia profissional, organizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), e dividido em três níveis: Future, Challenge e Elite 16. A etapa Future contou com 16 países e 24 duplas masculinas.
Representando o Brasil, Nicolas e Gabriel, ambos com 23 anos, venceram os japoneses na semifinal e derrotaram os húngaros na final, garantindo o topo do pódio e a medalha de ouro.