A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira, 16, a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Disponíveis em todas as 29 unidades de saúde municipais, as ações de imunização serão intensificadas e incentivadas para que pais e responsáveis atualizem a carteira vacinal do público-alvo.
– Temos uma rede altamente qualificada, que otimiza sempre a aplicação da vacina da forma mais rápida possível. É de extrema importância que os pais atualizem a caderneta de vacinação de seus filhos para que doenças como a poliomielite, por exemplo, não voltem a fazer parte do nosso dia a dia. Nossos postos de saúde estão sempre à disposição para essas ações – destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Durante a campanha que prossegue até o dia 28 deste mês os imunizantes contra a covid-19 e contra a gripe também estarão disponíveis.
Neste sábado, 21, haverá o Dia D de vacinação, quando todas as 29 unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para atualização das cadernetas de imunização. Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é elevar as coberturas vacinais, de forma a reduzir o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina, como poliomielite, sarampo e hepatite B.
Em Gravataí, há 29 salas de vacina espalhadas pelo município, ou seja, toda unidade de saúde possui um local específico para a imunização. Nos locais, mais de 20 imunizantes são ofertados, de forma a proteger crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Apenas para crianças e adolescentes menores de 15 anos, são ao menos 18, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A meta é imunizar 95% do público-alvo para cada vacina.
Tendo isso em vista, a SMS elaborou estratégias para aumentar os índices de vacinação no município. Por meio de um microplanejamento, as ações foram pensadas nas realidades de cada bairro, com a definição da população a ser imunizada e busca ativa por crianças que estão com vacinas em atraso.
Além disso, a SMS disponibiliza outras medidas para elevar os índices, como vacinação em escolas municipais e estaduais e ampliação do horário de vacinação em algumas unidades de saúde. Também está sendo promovida, durante todo o mês de outubro, uma capacitação e atualização em sala de vacinas com profissionais que atuam nas unidades de saúde do município.