OBRAS

Gravataí inicia reconstrução de ponte destruída por ciclone

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, assinará neste sábado (16) a ordem de início da reconstrução de uma ponte que foi destruída pelo ciclone que atingiu a cidade em 2023. A travessia localizada no distrito de Morungava é uma importante ligação da comunidade que vive na estrada Santa Cruz e arredores com a ERS-020.

O investimento da Prefeitura será de R$ 1 milhão, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Smop). A estrutura terá 17 metros de extensão e 11 metros de largura, quase o dobro do comprimento anterior, e o prazo de conclusão será de 120 dias.

Após o desabamento da ponte anterior, uma estrutura provisória foi instalada no local, duas semanas depois, para manter a passagem da comunidade no trecho, incluindo ônibus e outros veículos pesados. A localidade foi uma das mais afetadas pelo ciclone que atingiu Gravataí e outras cidades gaúchas em junho passado. A reconstrução da cidade sofreu obstáculos por conta de outros eventos climáticos extremos posteriores, o pior deles na noite de 16 de janeiro, que derrubou cerca de 30 mil árvores na cidade.

A obra trará mais segurança para a população e facilitará o acesso à região, conforme o prefeito Luiz Zaffalon.

– Nós sabemos as dificuldades que a comunidade da Morungava passou nos últimos meses com uma passagem provisória no local. Agora, teremos uma nova ponte com mais capacidade de fluxo e mais robusta para não sofrer danos em caso de chuvas fortes, o que tem sido cada vez mais frequente. A ordem de início de obras é uma demonstração do nosso compromisso com a população – disse.

O secretário de Obras Públicas, Guilherme Ósio, destacou que o projeto da nova travessia já prevê maior vazão das águas em episódios de eventos extremos.

– A nova estrutura foi dimensionada para suportar maior vazão em caso de chuvas similares às que temos tido nesses eventos relacionados ao El Niño. O trabalho realizado nos últimos meses foi mais detalhado por conta da necessidade de sondagem no solo e da realização de estudo hidrológico. Agradecemos a compreensão e a paciência de quem mora na Morungava. Essa obra é essencial para a localidade e temos certeza que agora as coisas voltarão ao normal – disse o secretário. 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade