A campanha Doe Sangue e Compartilhe Vida ganha força em Gravataí com uma nova iniciativa que promove doações mensais no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, até a inauguração da Unidade de Coleta de Sangue do município, prevista para o início de 2026. Nesta quarta-feira (16), sete doadores foram transportados para a capital, onde realizaram a doação destinada ao Hospital Dom João Becker.
A ação, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passará a ocorrer toda terceira quarta-feira do mês. A próxima edição está marcada para 20 de agosto, com 14 vagas disponíveis. Interessados devem se inscrever pelo formulário online: forms.gle/VPiUg2Lwuxue4LNw6.
Fim das viagens a Porto Alegre em 2026
O vice-prefeito e idealizador da campanha, Dr. Levi Melo, destacou que a futura Unidade de Coleta de Sangue, anexa à UPA da 74, trará comodidade aos doadores. “Vamos viver uma nova realidade, sem necessidade de deslocamento até a capital”, afirmou. A construção da estrutura teve ordem de serviço assinada em 13 de junho e deve ser concluída em cinco meses.
O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, ressaltou o engajamento da população. “Nossa comunidade é solidária. No dia 28 de junho, as vagas para doação em frente à Farmácia Municipal esgotaram em horas”, lembrou, referindo-se a uma ação anterior com uma unidade móvel do Hemorgs.
“Sua doação salva até quatro vidas. Se puder, doe”, finalizou o vice-prefeito.
Requisitos para doar
- Idade: 16 a 69 anos (menores de 18 precisam de acompanhante);
- Peso mínimo: 50 kg;
- Documento: RG ou similar com foto;
- Saúde: Não estar em jejum, evitar gordura e álcool nas últimas 12 horas;
- Descanso: Dormir ao menos 6 horas nas últimas 24h.
Serviço
- Próxima doação: 20/08, 14 vagas.
- Inscrições: forms.gle/VPiUg2Lwuxue4LNw6.