A Prefeitura de Gravataí passa a não exigir mais documentos físicos para aprovação, regularização e licenciamento de projetos. As pranchas arquitetônicas, memoriais descritivos e laudos técnicos de regularização terão carimbos e assinaturas digitais, possibilitando a comprovação de sua autenticidade através do QR Code que estará inserido no documento.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano (SMDUR) Claudio Santos, “a novidade trará ainda mais agilidade nas análises e nas finalizações dos processos, já que, antes, estes documentos eram exigidos de forma física”.
Ele ainda afirmou que este é um avanço importantíssimo na perspectiva de tornar a SMDUR 100% digital, o que será possível ainda no mês de setembro, com a disponibilização da solicitação de todos os serviços oferecidos à população na página da secretaria, diretamente, do computador do requerente ou do profissional contratado.
A iniciativa gerou uma revisão completa das atividades, aliada à implantação do teletrabalho por parte da secretaria, também, no mês de setembro. De acordo com a diretora de Desenvolvimento Urbano, engenheira Ana Paula Braga, "as novidades estão em permanente observação para possíveis alterações, se assim se mostrar necessário".