A Prefeitura de Gravataí já recebeu mais de 3.197 cadastros para o Auxílio Reconstrução, oferecido pelo Governo Federal. A ferramenta, lançada na última quarta-feira, foi feita pela startup GovTools e desburocratiza o envio de dados e a solicitação do benefício.
Dos dados cadastrados, também foram adicionados 2.869 outros membros familiares, totalizando, até o momento, um total de 6.066 pessoas beneficiadas pela ferramenta e que agora esperam pela liberação do Governo Federal.
O Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5.100,00, começa a ser distribuído pelo Governo Federal na próxima segunda-feira, 27. Tem direito ao benefício famílias desalojadas ou desabrigadas nos municípios do Rio Grande do Sul com estado de calamidade pública ou situação de emergência.
No município, o bairro com maior número de cadastrados é no Parque dos Anjos e a rua com mais cadastros é a Rua Amapá, na mesma localidade.
Para quem ainda não fez a solicitação, ela pode ser feita por meio da plataforma, clicando no link: https://gravatai.atende.net/subportal/auxilio-reconstrucao. Após o preenchimento do documento, o trabalho dos dados e posterior recebimento do benefício é de responsabilidade do Governo Federal.
De acordo com as secretarias da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e Obras Públicas (Smop), por meio da Defesa Civil, o cidadão precisa estar cadastrado no GovBr para acompanhar a solicitação e confirmar os dados enviados pela Prefeitura.
Para quem possui conta na Caixa, o dinheiro será depositado nesta conta. Caso o solicitante não tenha, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa Tem.