SAÚDE

Gravataí lidera em atenção primária na saúde do RS: O que levou a isso

Gravataí alcançou o melhor desempenho do Rio Grande do Sul no Programa Previne Brasil no primeiro quadrimestre de 2025, destacando-se entre os municípios com mais de 200 mil habitantes. Conforme o prefeito Luiz Zaffalon, o resultado coroa o trabalho contínuo da gestão municipal em qualificar a Atenção Primária à Saúde (APS) – a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população.

Os dados do Ministério da Saúde evidenciam alto desempenho de Gravataí em indicadores estratégicos que refletem a qualidade e a resolutividade do atendimento oferecido nas unidades básicas. O município teve destaque especialmente nos cuidados com a saúde da gestante, na vacinação infantil, no acompanhamento de pessoas com hipertensão e na realização de exames preventivos de câncer do colo do útero.

“Esse resultado é fruto do trabalho das nossas equipes, com profissionais altamente qualificados. Contamos com uma rede de saúde ampla e seguimos empenhados em garantir atendimentos de qualidade à população”, afirmou o prefeito.

A estrutura que sustenta o resultado

A excelência nos indicadores não surge por acaso. Gravataí possui uma das maiores coberturas populacionais da Região Metropolitana na Atenção Primária, atingindo impressionantes 87,7%. Essa capilaridade é garantida por uma robusta rede composta por 30 Unidades Básicas de Saúde; 58 Equipes de Saúde da Família (ESF); 21 Equipes de Atenção Primária (eAP) e 23 Equipes de Saúde Bucal (eSB).

Um diferencial destacado pelo secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, é a atuação da equipe multiprofissional (e-Multi). “Os resultados evidenciam o quanto o nosso município tem compromisso com a saúde. Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho e empenho de nossas equipes. É uma conquista de todos”, reforçou.

A e-Multi, com profissionais de fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social, atua de forma integrada às ESF, ampliando o olhar sobre o paciente e oferecendo cuidados mais complexos e preventivos na própria rede básica.

Investimentos e foco nos indicadores

Além do eixo assistencial, foco do Previne Brasil, a Prefeitura tem investido fortemente na infraestrutura. Desde 2021, dez novas unidades de saúde, modernas e equipadas, foram entregues à população, melhorando as condições de trabalho para os profissionais e o conforto e acesso para os usuários.

Os sete indicadores do Previne Brasil, onde Gravataí se destacou, são considerados essenciais para monitorar a saúde populacional e prevenir agravos:

1.Pré-natal qualificado: Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas, sendo a primeira até a 12ª semana.

2.Prevenção de ISTs na gestação: Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

3.Saúde bucal da gestante: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

4.Prevenção do câncer de colo do útero: Proporção de mulheres com coleta de preventivo (citopatológico) na APS.

5.Vacinação infantil completa (1 ano): Proporção de crianças vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada.

6.Controle da hipertensão: Proporção de hipertensos com consulta e pressão arterial aferida no semestre.

7.Controle do diabetes: Proporção de diabéticos com consulta e exame de hemoglobina glicada solicitado no semestre.

    Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

    Facebook
    WhatsApp
    Twitter
    LinkedIn
    Pinterest

    Conteúdo relacionado

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Receba nossa News

    Publicidade