DIREITOS HUMANOS

Gravataí mobilizada contra o trabalho infantil

O 12 de junho foi instituído como Dia Mundial contra o Trabalho Infantil pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. O símbolo da campanha é o catavento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) que tem sentido lúdico e de movimento.

Em Gravataí, a data foi lembrada, mas em razão das enchentes sofridas pelo estado gaúcho a campanha do 12 de junho passou a ser exercida alguns dias depois pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social.

Juliana Lima, assistente social e coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social Arco-Íris (Creas Arco-Íris), comenta que o órgão está mapeando junto a rede de serviços sociais quais são os tipos de trabalho infantil em Gravataí.

“Muitas vezes esse tipo de força de trabalho está invisível na cidade e os serviços de garantia de direito estão mobilizados no atendimento”, explica.

Os Creas acompanham famílias em situação de risco social e pessoal por situação de violação de direitos. Entre eles, o trabalho infantil. O que pode ser, por exemplo, no campo, nas ruas ou trabalho perigoso.

O enfrentamento a esse tipo de força é feito a muitas mãos, em conjunto com Conselho Tutelar, Cras, e abordagem social. Segundo Juliana, é importante que as pessoas saibam que isso pode acarretar em problemas no desenvolvimento e na saúde das crianças.

Denúncias podem ser feitas no Disque 100 ou no Conselho Tutelar mais próximo.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade