MISSÃO INTERNACIONAL

Gravataí no Vale do Silício: missão internacional visita Google e Universidade de Stanford

Secretária Selma na missão que conhece a cultura de inovação da região, berço de grandes empresas de inovação

O Google, a Universidade de Stanford e a Zendesk foram visitadas pela missão internacional ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), que tem a participação dos secretários municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Gravataí, Selma Fraga e João Maria Campos, respectivamente.
Na ZenDesk, os secretários tiveram acesso à cultura desenvolvida pela startup, que atua nos bastidores de empresas, por meio de uma plataforma de atendimento ao cliente e capacitação de agentes de vendas e equipes de atendimento, visando proporcionar uma experiência positiva para o cliente. 

Na ocasião, foram destacadas a importância de agregar valor à uma marca, bem como de utilizar uma ferramenta de gestão que traga maior agilidade, visto que, nos dias atuais, há mais competidores, o que ocasiona a necessidade de prestar serviços de forma mais ágil e barata. 

Entre as empresas atendidas pela ZenDesk estão, Uber, Serasa, Magazine Luiza, Telecine, Loggi e Nubank. 

Durante o segundo compromisso do dia, os secretários visitaram a Universidade de Stanford, uma das mais prestigiadas do mundo, conhecida por ter entre seus ex-alunos e professores os fundadores de grandes empresas, como o Google, a HP, o Yahoo, a Nike, o Instagram e o Mercado Livre. 

Fundada por Leland Stanford e por sua esposa, Jane Lathrop Stanford, a Universidade de Stanford recebeu esse nome em homenagem ao filho do casal, que havia morrido anos antes. Nos dias atuais, a universidade carrega uma tradição, na qual os ex-alunos buscam retribuir financeiramente com a instituição, em prol do seu desenvolvimento. 

Na ocasião, foi mencionado que o corpo de funcionários da universidade é composto por profissionais com experiência no mercado de trabalho, que trazem para dentro da sala de aula não só o conteúdo teórico, mas também o prático. 

Finalizando o segundo dia da missão internacional no Vale do Silício, os secretários visitaram o complexo de edifícios do Google, denominado como Googleplex. No local, foram recebidos pelo brasileiro Pierre Cintra, que trabalha na empresa há 15 anos. 

Durante a visita, foi destacado o princípio do Vale do Silício, que diz: “Inove ou Morra!”. Também foi ressaltada a cultura de trabalho do Google, que proporciona um espaço de trabalho colaborativo, de liberdade e de pertencimento. 

Na ocasião, lembrou-se que o Google foi criado dentro de uma garagem, em 1998, por Larry Page e Sergey Brin, que eram estudantes da Universidade de Stanford. Desde então, a empresa está em constante ascensão, com mais de 160.000 funcionários e 164 escritórios espalhados por 68 países. 

No final da visita, os secretários apresentaram o município de Gravataí para Pierre, bem como as políticas do governo municipal que vêm sendo desenvolvidas pelo prefeito Luiz Zaffalon. O executivo do Google ficou surpreso e feliz por saber que existem governantes que pensam em inovação e investem em prol das startups. 


Vale do Silício


É denominada como Vale do Silício a região localizada na baía de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. Nesta localidade, estão alocadas startups que atingiram patamares gigantes, como a Apple, o Facebook, a Amazon e o Google.

Os secretários João Maria Campos e Selma Fraga seguem no Vale do Silício até esta sexta-feira. 

A missão internacional no Vale do Silício é de iniciativa do Instituto Caldeira. Estão presentes na caravana, representantes de uma série de empresas, startups, instituições de ensino e governos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade