A Unidade Regional Especializada em Saúde do Trabalhador (Urest) apresentou o relatório da Equipe Móvel do segundo quadrimestre de 2022. Promovido em todas as 29 unidades de saúde do município, nas duas UPAs e na Unidade de Saúde da Família (USF) de Glorinha, o grupo responsável pela ação abordou temas como a Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, notificações de agravos, matriciamento e esclarecimentos de dúvidas sobre a mudança da Urest para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
– As unidades de saúde têm conhecimento de que podem contar com a Urest/Cerest para dar suporte técnico, pedagógico e para o desenvolvimento de ações de promoção em saúde destinadas à população trabalhadora. A Equipe Móvel possibilitou uma aproximação maior entre o nosso serviço e as unidades de saúde de Gravataí e Glorinha, além de conhecer a realidade de cada local quanto à saúde do trabalhador e da trabalhadora – destacou a fisioterapeuta sanitarista da Urest Bianca Fernandes.
De acordo com o relatório, elaborado, além de Bianca, pelo técnico em segurança do trabalho Márcio Agliardi, pela fonoaudióloga Maria Eulália Pitrez e pela técnica em enfermagem Vanessa Venâncio Silva, um questionário contendo perguntas sobre a saúde do trabalhador foi aplicado aos coordenadores para possibilitar a continuidade das ações referentes à temática. Mais de 200 trabalhadores foram capacitados durante o período.
O relatório aponta ainda que a maior parte das unidades têm conhecimento de que qualquer trabalhador, formal ou informal, com vínculo empregatício ou não, deve ser notificado quanto aos acometimentos por acidentes e/ou doenças relacionadas ao trabalho. Ainda que parcela dos locais tenha afirmado não possuir o Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan impresso, os serviços de saúde têm acesso ao link no site da Prefeitura.
Um ponto positivo registrado durante o trabalho se refere ao fato de que quase todas as unidades de saúde responderam que têm conhecimento do fluxo e dos instrumentos necessários para o encaminhamento para a Urest/Cerest. Por conta disso, a equipe da Urest/Cerest pretende continuar com a construção compartilhada de conhecimento com os espaços, promovendo a troca de saberes e práticas.
Para o terceiro quadrimestre, novas ações estão previstas pela equipe, como a capacitação para as unidades de saúde sobre as notificações de agravos e sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), bem como a apresentação à Atenção Básica de exemplos de casos notificados e encaminhados para a Urest/Cerest.
A Unidade Regional Especializada em Saúde do Trabalhador (Urest) é o serviço responsável por promover assistência à saúde do trabalhador, planejar ações de prevenção e avaliar agravos relacionados ao trabalho. Localizado na Rua Prefeito Victor Hugo Ludwig, 235, no Centro, o local é referência para os municípios de Gravataí e Glorinha.
Demais informações podem ser recebidas pelos telefones 3600-7604, 3600-7746, 3600-7764 e 3600-7765 ou pelo e-mail sms.ust@gravatai.rs.gov.br.