A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU), já retirou aproximadamente 15 mil toneladas de lixo das vias após a tempestade supercélula de 16 de janeiro. A SMSU estima que o total a ser recolhido seja de até 30 mil toneladas, seis vezes mais que no ciclone de junho de 2023. O governo municipal já investiu R$ 14 milhões em limpeza urbana, poda, corte, recolhimento e descarte dos entulhos.
Dentre as ações para reconstruir a cidade, a Prefeitura instalou ecopontos provisórios pelo município. No último final de semana, 3 e 4 de fevereiro, as equipes da SMSU iniciaram a limpeza destes espaços na Morada do Vale I e na Cohab C. Agora, segue ativo o ecoponto provisório da Neópolis.
O prefeito Luiz Zaffalon explica que este não é um trabalho rápido, uma vez que todas as regiões da cidade foram fortemente atingidas. No entanto, as equipes da Prefeitura seguem trabalhando de domingo a domingo para atender à população.
– Este trágico evento climático atingiu a nossa cidade há três semanas e ainda estamos lutando contra as consequências. Serão necessários dois meses para a limpeza completa da cidade. Agradeço às equipes que trabalham dia e noite para reconstruir a nossa Gravataí e também a todas as pessoas que se voluntariaram e se engajaram neste trabalho – disse.
Junto ao esforço de limpeza da cidade, o secretário adjunto de Serviços Urbanos Laone Pinedo explica que as equipes de limpeza de ruas, praças e avenidas já foram retomadas.
– Neste último final de semana estivemos presentes em 15 pontos da cidade. Além do recolhimento de entulhos, fizemos o serviço de varrição, pintura de meio-fio, corte de grama e capina. O prefeito Luiz Zaffalon nos cobra esse serviço, pois ele afeta diretamente a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é manter a cidade limpa e segura para todos – afirmou.
Respostas de 2
Engraçado que esqueceram de por na reportagem que também encherem de entulhos aqui na padre réus Sertório …E nós foi afirmado que iriam limpar que seria provisório…so quero ver em….
Não entendi, liga se na referida secretaria, nos dizem que há dois (02)caminhoes para fazer a recolha em toda a cidade, e já gastaram toda essa grana, no mínimo estranho!!