Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove, neste sábado, 20, o Dia D das campanhas nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. A ação ocorre em todas as 29 unidades de saúde do município, das 8h às 17h.
– Temos uma rede altamente qualificada, que otimiza sempre a aplicação da vacina da forma mais rápida possível. Queremos continuar atingindo altos índices de vacinação em todo o município, com o intuito de atualizar a caderneta de vacinação do público não vacinado ou com esquema incompleto de doses – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Iniciadas no dia 8 de agosto, as campanhas se estendem até 9 de setembro. Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação contra essas doenças é fundamental para o Brasil reafirmar o compromisso internacional de manter o país livre da poliomielite e de manter a situação vacinal das crianças e dos adolescentes em dia.
A SMS reforça a proteção à população contra as doenças imunopreveníveis e ressalta a redução dos bolsões de não vacinados, tendo em vista o alcance da cobertura vacinal igual ou superior a 95% para a vacina contra a poliomielite na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos, bem como a redução do número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
Covid-19, gripe e preventivo de câncer do colo do útero
Também haverá vacinação contra a covid-19 e contra a gripe no mesmo dia. O imunizante contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Contra a covid-19, por sua vez, o esquema segue o cronograma postado diariamente nas redes sociais da Prefeitura.
Além das campanhas de vacinação, as unidades de saúde da família (USFs) Erico Verissimo e São Vicente promovem atividades de cuidado à saúde feminina, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a prevenção ao câncer do colo do útero.
Conforme a coordenadora da USF Erico Verissimo, Amanda Dipp, também haverá testes rápidos de HIV, de sífilis e de hepatites B e C, bem como solicitação para mamografia. Os atendimentos ocorrem, das 8h às 14h, na Rua Divinéia, 13, no bairro Castelo Branco.
Na USF São Vicente, onde ocorrem exames preventivos de câncer do colo do útero e solicitações para mamografias, os atendimentos ocorrem, das 8h às 16h, na Rua Marco Polo, 935, no bairro São Vicente.