O novo Conselho do Povo de Terreiro foi escolhido neste sábado na Conferência do Povo de Terreiro, promovida pela Prefeitura de Gravataí na Câmara de Vereadores. O evento reuniu lideranças religiosas, representantes da sociedade civil e autoridades locais para discutir temas relevantes às comunidades de matriz africana e realizar a eleição.
Segundo o secretário de Governança e Comunicação, Evandro Soares, o evento reafirma o compromisso da administração municipal com a inclusão e a valorização da diversidade. “O conselho é um instrumento fundamental para assegurar a participação ativa do povo de terreiro na construção de políticas públicas e na luta por respeito e igualdade”, ressaltou.
O secretário observou que a conferência fortalece as políticas públicas voltadas ao povo de terreiro, promovendo o respeito às suas tradições e o combate ao preconceito religioso.
“É um canal direto para articular demandas e impulsionar iniciativas que preservem suas culturas e garantam direitos”, disse, sobre o Conselho.
O presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Clebes Mendes, também esteve presente, reforçando o apoio do Legislativo à causa. Ele destacou que o diálogo e a promoção do respeito à diversidade são pilares essenciais para o desenvolvimento social e cultural da cidade.
A Comissão de Ilês por Transparência e Respeito ao Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Gravataí, descontente com o processo eleitoral, divulgou que vai buscar a anulação em ação judicial.
OS ELEITOS
– Luís Fernando Hrymalak
– Maria Luísa Maria
– Daniel Luciano
– Fabiane das Chagas
– Claiton Ramos da Silva
– Erton de Lima Gomes
– Luís Jerônimo Deamici
– Pedro Paulo Pereira Neto
– Cleusa Mattos