SAÚDE

Gravataí registra 3,9 mil consultas por telemedicina desde novembro

A Prefeitura de Gravataí mantém, desde novembro do último ano, consultas por telemedicina à população nas unidades de saúde todos os dias. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais de 3,9 mil consultas à distância foram disponibilizadas desde o início dos atendimentos. A medida busca otimizar os atendimentos, ampliá-los e mantê-los mesmo em situações de afastamento, férias ou licenças de médicos que atuam na Atenção Básica. 

– A iniciativa simboliza um avanço muito importante para a saúde de Gravataí, sempre de forma a evoluir e aperfeiçoar nosso sistema de saúde – afirma o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, lembrando que o serviço de telemedicina possui a mesma importância e relevância das consultas presenciais.   

Diversas unidades de saúde já contaram com atendimentos do tipo, após uma avaliação das demandas dos serviços que estavam com algum tipo de prejuízo quanto aos atendimentos médicos. Nos últimos meses, as unidades de saúde Vila Branca e Cohab A mantiveram, inclusive, consultas por telemedicina todos os dias, sendo referência para atendimentos das demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, ou seja, usuários de outros serviços de saúde também receberam atendimentos de telemedicina nas UBS Vila Branca e Cohab A. 

Agora em março, as demais UBS também estão recebendo telemedicina em suas próprias unidades, sempre em algum dia e horário previamente combinados. Além disso, algumas Unidades de Saúde da Família (USF) estão com agenda extra, para além dos já realizados atendimentos presenciais com médicos do município, de forma a manter e seguir o acompanhamento das condições da população e, assim, evitar possíveis prejuízos à saúde, especialmente neste momento, caracterizado pelo aumento no número de casos de dengue, gripe e covid-19.

A ação é realizada junto à empresa Televida Telemedicina, sediada em Chapecó (SC) e especializada neste tipo de atendimento. A SMS reforça que o médico responsável pelo atendimento pode fazer diagnósticos, fornecer atestados, receitar medicações e solicitar exames e encaminhamentos necessários, com o incremento dos recursos tecnológicos como aliado na atenção à saúde. 

A pasta ainda lembra que, da mesma forma que os atendimentos presenciais, é importante que o usuário faça a comunicação prévia com até 48 horas de antecedência junto à unidade de saúde caso não possa comparecer à consulta. Desta forma, o atendimento é liberado para outra pessoa que também esteja precisando.

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