Estava postando o artigo ‘Gravataí no fim da fila dos respiradores’, mas precisei mudar a manchete: a assessoria do Hospital Dom João Becker confirmou há minutos a chegada de dez respiradores com monitores multiparamétricos e pedestais para o enfrentamento da COVID-19.
Já são 15 liberados pelo Ministério da Saúde, dos 20 solicitados pela Prefeitura em ainda abril. Nesta quinta, em audiência na Câmara de Vereadores, o secretário da Saúde, Jean Torman, tinha reportado a chegada de apenas 5.
Os ventiladores mecânicos fazem parte do novo plano de contingência para enfrentar o coronavírus, que prevê 39 leitos na rede de saúde municipal, 20 deles de UTI (10 no hospital de campanha; 10 no Dom João Becker), como tratei em artigos como Pronto Atendimento 24 Horas de Gravataí agora só atende COVID 19; UPA recebe outros pacientes.
Na explanação de quase três horas que fez aos vereadores na tarde desta quinta-feira, o prefeito Marco Alba relatou a dificuldade para incluir Gravataí na ‘lista dos respiradores’.
– Em 23 de abril estávamos de fora de uma solicitação de 280 respiradores – relata o prefeito da quarta economia gaúcha, 281 mil habitantes, que recebeu uma ligação da secretária Arita Bergmann somente há duas semanas, após reclamar em uma reunião da Granpal, a associação dos municípios da Grande Porto Alegre, e procurar diretamente com o Ministério da Saúde.
– Não podemos comprar. O Ministério da Saúde centraliza a aquisição e distribuição desde março. Da mesma forma, são Estado e União que tem a prerrogativa de abrir UTIs, não as prefeituras – explica o secretário da Saúde Jean Torman.
– Infelizmente, o modelo de saúde no Brasil é uma chacina pública. O Ministério da Saúde deveria se chamar ‘Ministério da Doença’ – criticou o prefeito, na audiência.
Com a chegada dos novos respiradores, já será possível abrir uma nova ala de UTI para COVID-19 no HDJB, usando cinco dos respiradores enviados pelo governo federal, e outros cinco que estavam cedidos pela Santa Casa ao hospital de campanha, que após a instalação funcionará com 10 respiradores do Ministério da Saúde.
Ao fim, o problema do dia é a falta de medicamentos para entubação, como tratei em Hospital de Gravataí vai suspender cirurgias por falta de anestésicos para entubar pacientes da COVID 19.
LEIA TAMBÉM
Vítima da COVID 19 morre em casa em Gravataí; Cachoeirinha registra novo óbito
UTIs lotam até domingo; prefeito de Gravataí faz alerta na Câmara
’Estamos mais perto da bandeira preta’, diz Marco Alba; já são 471 casos e 14 mortes
Veja como comércio de Gravataí vai funcionar na bandeira vermelha
Veja como comércio de Cachoeirinha vai funcionar na bandeira vermelha
É tudo com a gente em Gravataí e Cachoeirinha; o Distanciamento Controlado fake não segura a COVID 19Conheça decreto que restringe acesso a praças e parques de Gravataí
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus