O novo pedágio de Gravataí começa a cobrar a partir do primeiro minuto deste sábado. A praça recém-construída fica no km 60 da Freeway (BR-290), próximo à GM, e substitui o pedágio do km 77 começou, desde 1997 gerido pela Triunfo Concepa.
Em suas redes sociais, o prefeito Marco Alba tem feito uma contagem regressiva para “Gravataí sem pedágio”.
A tarifa é de R$ 4,60, o mesmo valor de Santo Antônio, onde os motoristas passarão a pagar pela passagem em ambos os sentidos.
Conforme GaúchaZH, “por alguns instantes, os veículos poderão cruzar pelas duas praças com cobrança em vigor: antes da meia-noite no pedágio antigo, e após na praça nova. O condutor não será tarifado duas vezes. Para tanto, a concessionária orienta que o tíquete seja apresentado ao atendente na cancela seguinte. Caso o comprovante seja extraviado, as câmeras instaladas na via identificarão o veículo e farão a liberação da passagem.
Na pista automática, as empresas de tags já foram avisadas para não realizarem o débito em duplicidade. O comunicado também foi feito às transportadoras, para que a mesma situação valha para os caminhões que usam vale-pedágio.
São 24 cancelas ao todo – seis automáticas, liberadas a partir da instalação de um chip no para-brisas. O limite para quem passa na cancela automatizada é de 40 km/h, velocidade alertada por placas afixadas na estrutura.
Conforme a necessidade, a passagem pode ser invertida, como nos finais de semana do verão, quando há mais cabines disponíveis no sentido para quem vai ao Litoral, no início do final de semana, sendo invertido o sentido no domingo, quando o movimento se concentra no retorno à Capital”.
LEIA TAMBÉM
Avança construção das alças de acesso à Freeway em Gravataí; prefeito acompanhou obras