Um dia depois de receber um reforço no efetivo – atualmente em cerca de 200 policiais – o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) com sede em Gravataí recebeu seu novo comandante, o tenente-coronel Balardin. Ele assume o posto que foi ocupado até novembro passado pelo também tenente-coronel Vanderley Padilha e, desde então, pelo major Neves.
A chegada do oficial comandante aconteceu às 15h desta terça-feira (10/4) em meio ao burburinho da chegada de oficiais do Comando de Policiamento Metropolitano da Brigada Militar – que tem sede em Canoas – para uma reunião a portas fechadas com a finalidade de realizar a troca de informações e discutir estratégias de ação para coibir a criminalidade.
O novo comandante Paulo César Balardin, natural de Porto Alegre e com 29 anos de Brigada Militar, foi recebido pelo major Luis Felipe Neves Moreira, também nascido em Porto Alegre e com 17 anos de atividades na BM. O Major Neves, inclusive, iniciou sua carreira como aspirante a oficial em Gravataí.
Na chegada, o novo comandante concedeu rápida entrevista ao Seguinte: e disse que espera conhecer a cidade e a região com a maior brevidade possível para começar a trabalhar de forma a garantir bons serviços e segurança que a comunidade de Gravataí necessita e precisa ter.
: Tenente-coronel Balardin assumiu hoje o comando do 17º BPM
Novos soldados
Por falar em maior segurança, antes da chegada do novo comandante o major Neves comemorou em conversa com a reportagem do Seguinte: a chegada, ontem, de 29 novos soldados para reforçar o efetivo da Brigada Militar em Gravataí. O contingente estava no Departamento de Ensino da BM deste o ano passado e teve solenidade de formatura na sexta-feira passada.
Em Gravataí, o grupo passa por um período de estágio de 30 dias e, depois, volta ao Departamento de Ensino para avaliação e, daí sim, lotação nos quartéis para os quais forem designados. Pessoalmente, o major Neves disse ter a expectativa de que todos os 29 acabem sendo designados para o 17º BPM para reforçar o efetivo.
— Eu espero e torço para que todos os 29 e muitos mais sejam designados para Gravataí e Glorinha, cidades que são atendidas pelo 17º. Sem dúvida seria um reforço bastante importante para a nossa corporação — afirmou.
O até então comandante interino da BM de Gravataí e Glorinha não disse, entretanto, em quais regiões destas cidades os PMs estagiários podem ser vistos pela comunidade. Ele garantiu apenas que o grupo reforça o serviço externo, ampliando o número de guarnições nas ruas e o apoio às ações de fiscalização, abordagens e intercepção de criminosos.
Mais viaturas
De acordo com o major Neves, desde dezembro passado a Brigada Militar recebeu, para Gravataí e Glorinha, quatro novas viaturas da marca Toyota, modelo Corolla, que estão sendo empregadas no policiamento ostensivo tanto na região central quanto nas vilas e bairros. Para breve, a expectativa é que a unidade receba pelo menos mais cinco novos veículos para empregar no serviço de policiamento.
LEIA TAMBÉM
Crimes contra vida reduziram em Gravataí
Criminalidade
Na conversa desta tarde com o Seguinte:, o major Neves comemorou, com ressalvas, a queda nos indicadores da criminalidade registrados em Gravataí, mesmo depois de o reforço recebido do governo do estado em outubro passado ter deixado a cidade, em meados de fevereiro último.
A ressalva do oficial é que os dados comparativos referem-se ao primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, e que o ideal, segundo ele, é realizar uma avaliação mais apurada com indicadores de três trimestres, período capaz de dirimir eventuais distorções provocadas, por exemplo, pelo período de férias escolares e de veraneio nas praias.
— Numa média geral nós diminuímos os roubos a pedestres, de veículos, em residências e no transporte público, mantivemos num mesmo patamar os roubos a estabelecimentos comerciais e reduzimos o número de homicídios… Quer dizer: nós temos dois pontos que precisamos trabalhar mais forte, que é o combate ao roubo de veículos e de estabelecimentos comerciais. Mas isso não quer dizer que não vamos continuar trabalhando forte para manter em queda os outros indicadores — disse o major.
Veja, no vídeo abaixo, a reportagem do Seguinte: sobre a chegada do novo comandante do 17º BPM e a entrevista do major Neves sobre o reforço no efetivo e indicadores de criminalidade.