A Prefeitura de Gravataí tem quatro unidades de saúde com atendimentos até as 22h: Barro Vermelho, Parque dos Anjos, Morada do Vale I e São Judas Tadeu. Nesses locais, os munícipes podem acessar os serviços de saúde após seu expediente de trabalho para realizar curativos, testes rápidos e vacinas. Além disso, outras sete unidades de saúde têm horário ampliado, das 7h às 19h, com atendimentos ininterruptos durante 12 horas.
Para atendimento médico nas UBSs São Judas e Morada do Vale I, é necessário fazer o agendamento via teleagendamento. Para consulta médica no turno da noite nas USFs Barro Vermelho e Parque dos Anjos, por sua vez, o agendamento ocorre por meio do acolhimento de demanda espontânea dos pacientes da região.
Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a prefeitura tem atuado dia e noite na busca de melhorias na Atenção Básica.
– Facilitando o acesso, queremos que a população tenha melhores condições de acesso à saúde. Essas iniciativas sempre são pensadas e promovidas com o objetivo de enfatizar que somos todos unidos para um bem comum, que é o cidadão – destaca o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Régis Fonseca.
As ações fazem parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo que cuida da atenção básica à saúde. Conforme o secretário, desta forma a SMS oferece atendimento estrategicamente localizado mais próximo à população, buscando maior interação com as comunidades dos bairros gravataienses e permitindo que mais ações de promoção à saúde sejam organizadas e colocadas em prática.
Régis explica que, com isso, a pasta busca evitar que casos que possam ser resolvidos nas unidades de saúde cheguem ao Hospital Dom João Becker (HDJB) e às unidades de pronto atendimento (UPAs).
Em Gravataí, estima-se que 76% dos atendimentos das UPAs são de baixa gravidade, ou seja, poderiam ser resolvidos na atenção primária, de forma a não sobrecarregar os serviços de urgência e emergência.
Sete unidades de saúde contam com horário ampliado de atendimento, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia: Breno Garcia, Cohab C, Neópolis, Nova Conquista, Parque dos Eucaliptos, Princesa Isabel e São Vicente.
Todas as unidades de saúde e os locais onde ficam podem ser conferidos aqui.
Entenda a diferença entre UBS x UPA e hospital
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) são a principal porta de entrada aos serviços de saúde. Em Gravataí, há 20 USFs e nove UBSs. Oferecem, entre outros serviços, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, onde são realizadas renovação de receitas de uso contínuo, encaminhamentos para atendimento especializado, testes rápidos, aplicação de vacinas e solicitação de coleta de exames laboratoriais.
Nas UBSs, há consulta clínica, ginecológica e pediátrica. Nas USFs, por sua vez, há o médico de família e o enfermeiro, capacitados para atender as pessoas nas diferentes fases da vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
As UPAs e Hospital devem ser procurados em casos de urgência e emergência. Exemplos de casos em que é recomendado procurar esses serviços: dor no peito, como um aperto, com ou sem irradiação para pescoço e membros superiores; desmaio, tontura ou fraqueza repentina; vômitos ou tosse com sangue; e dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar.
Para esses casos de maior gravidade, Gravataí conta com o Hospital Dom João Becker (Av. José Loureiro da Silva, 1561, Centro) e duas UPAs: a UPA Abílio Alves dos Santos, na Cohab 74 (à margem da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira) e a UPA Moisés Eli Magrisso, na região das Moradas do Vale (localizada na margem da ERS-020), que garantem um serviço de saúde de qualidade aos munícipes.