Gravataí terá 42 novos leitos em um ‘hospital de campanha’ e em uma ‘enfermaria de campanha’, e a estratégia da Santa Casa prevê uso de leitos privados para atendimento pelo SUS no enfrentamento à crise do coronavírus.
O prefeito Marco Alba inspecionou nesta terça o início da instalação do ‘hospital de campanha’ junto ao Dom João Becker. A área de 400 metros quadrados, onde hoje funciona o estacionamento da Santa Casa, com entrada pela Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, terá uma central de triagem, consultórios, sala de medicação, coleta de exames, posto de enfermagem e dez leitos para internação.
– O esforço é reunir os recursos para, no menor tempo possível, reforçar a capacidade de atendimento do Becker, com um acolhimento específico de pacientes suspeitos de contaminação com o COVID-19 – resumiu o prefeito, acompanhado pelo vice-prefeito Áureo Tedesco, pelos secretários de Saúde, Jean Torman; de Governança e Comunicação Social e coordenador do Comitê de Solidariedade ao Enfrentamento do Coronavírus, Luiz Zaffalon; por técnicos da SMS e pela administração do Dom João Becker.
A expectativa é de que o custo para manter o ‘hospital de campanha’ por pelo menos seis meses custe R$ 10 milhões, em recursos do município. Uma campanha já foi lançada para arrecadar doações com o empresariado da quarta economia gaúcha.
A estrutura que ficará ‘acoplada’ ao Becker é temporária, porém, todos os equipamentos de terapia intensiva que forem adquiridos ficarão como recurso disponível para o município, para uma ampliação dos leitos de UTI.
No 24H, ‘enfermaria de campanha’
Por conta da pandemia, o Pronto Atendimento Municipal (PAM 24H) também terá a sua estrutura física modificada e ampliada, por meio de uma ‘enfermaria de campanha’ que está sendo montada no estacionamento em frente à unidade.
A previsão do início do atendimento específico para COVID-19 é para a próxima semana. No local serão instalados 21 leitos adultos, sendo destes dois de isolamento e cinco graves e 11 leitos pediátricos (destes 2 de isolamento e um grave), totalizando 32 leitos exclusivos para o tratamento do novo coronavírus.
Na estrutura de apoio, que poderá ser ampliada de acordo com o aumento da demanda de pacientes, serão realizadas as etapas de triagem e alguns atendimentos. Todas estas modificações devem aumentar em 50% o custo do PAM 24H.
As emergências de traumatologia, psiquiatria e odontológicas, que são atendidas no PAM 24H, terão um acesso de pacientes modificado, pela avenida Brasil. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada na parada 74, neste período de enfrentamento do Covid-19, ficará atendendo a todas as outras emergências de saúde que não o vírus, ou seja, infartos, AVCs, entre outros.
– A contratação de dezenas de profissionais da saúde, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e radiologistas, está sendo feita por meio de empresa terceirizada – informa o secretário da Saúde Jean Torman, confirmando também a ampliação do transporte de ambulância eletivo e de urgência.
O uso de leitos privados
Em visita a Marcelo Pasa, diretor técnico do HDJB/Santa Casa, o prefeito conheceu mais detalhes sobre a preparação para receber um número mais de pacientes infectados pela COVID-19.
– Uma das medidas será ampliar os leitos para o SUS, usando os do convênio que se mantiverem desocupados, com uma reestruturação interna para melhor aproveitamento das áreas para casos de maior complexidade de cuidados, se for preciso.