O Instituto Burburinho Cultural divulgou que vai desembarcar no Rio Grande do Sul e oferecer em Gravataí o curso híbrido de desenvolvimento de games Criar Jogos Labs. O projeto chega ao quarto ano de atividades, com mais de 5 mil alunos inscritos. O curso é 100% gratuito e já atendeu moradores de Brasilândia, Osasco e Vila Califórnia, em São Paulo, além de ter sido realizado nas cidades de Guaratinguetá, Mogi Guaçu, São Bernardo do Campo e Camaçari, na Bahia, no Nordeste.
Neste primeiro semestre, os polos estarão localizados em Gravataí, no Rio Grande do Sul, Vila Gomes, na Zona Oeste de São Paulo, e Brasília, no Distrito Federal.
As aulas são presenciais, têm duração de quatro meses e começam no dia 24 de março, na Escola Estadual Barbosa Rodrigues (Avenida José Loureiro da Silva, 1955 – Centro), em Gravataí. O evento de lançamento será dia 21, das 14h às 16h, na própria escola. Serão disponibilizadas 100 vagas, com turmas exclusivas para alunos da própria escola. As matrículas do polo Gravataí podem ser feitas pelo site www.criarjogos.com.br.
Investir no letramento digital, pela via da iniciação na linguagem dos games, é apresentado como o diferencial do Criar Jogos Labs. Impacto social e geração de emprego e renda, além do fomento a novos talentos, estão entre os resultados apresentados desde que o projeto foi criado, em 2022. Pesquisas recentes apontam que o mercado de games movimenta até R$ 13 bilhões no Brasil e US$ 200 bilhões no mundo. A questão é ampliar o número de criadores de games, porque o potencial para consumo está em ascensão permanente.
O diretor de projetos do Instituto Burburinho Cultural, Thiago Ramires, cita que o Criar Jogos está se consolida como o maior curso híbrido do gênero no país por vários fatores. “Desde o início, a gratuidade é relevante para engajar o aluno. Outro ponto fundamental é o fácil acesso ao conteúdo que, sabemos, inclui aspectos técnicos diversos. Mas sempre estamos atentos nesse sentido e, vale mencionar, as novas turmas recebem o curso atualizado. A pedagogia e a estrutura foram reformuladas para melhor fluxo na aprendizagem. O Criar Jogos traz múltiplos acréscimos à educação hoje e vamos continuar avançando”, destaca.
O Criar Jogos Labs é realizado através de videoaulas, com acompanhamento de mediadores em sala de aula, e conta com módulos tais como Alfabetização Digital, Cultura de Jogos, Roteiro e Narrativa, Programação, Edição de Som, Game Design, Arte e Interface, e Criação de Protótipos. No encerramento do ciclo, os melhores protótipos de games são premiados.
“Difundir o campo de criação dos jogos eletrônicos entre os jovens, gerar conexão entre eles e impulsionar o mercado formam o DNA do projeto. Também estamos desmistificando a ideia de que é impossível tornar mais acessível a atividade de programador de jogos eletrônicos. Como desdobramento, deflagra-se o processo de inovação”, analisa Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural. O eixo do programa é a alfabetização digital.
Para os alunos externos, o Instituto oferece o Criar EAD. Serão mais de 200 vagas disponíveis e os estudantes podem se inscrever também pelo site www.criarjogos.com.br.
O Instituto Burburinho Cultural é sediado no Rio de Janeiro, com colaboradores por todo o país e fora do Brasil. Além do Criar Jogos, realiza projetos como o Engenhoka e Proje7o Arco-Íris.
O Instituto General Motors, um dos patrocinadores do projeto, é o braço socioambiental da GM, que em 2025 completa 25 anos em Gravataí. A unidade, uma das mais novas da companhia na América do Sul, já recebeu ao longo de sua história investimentos na ordem de R$ 5,7 bilhões (R$ 1,2 bilhão anunciados no ano passado). Produziu mais de 4,7Além de colocar o município da região metropolitana de Porto Alegre no mapa da indústria automobilística nacional, oportunizou a cidade a passar da 12ª para a 4ª maior economia do Estado.
O Criar Jogos é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto General Motors, Núclea e Grupo Boticário, realização do Instituto Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.