Com o objetivo de alcançar o público que não consegue comparecer às unidades de saúde de segunda a sexta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem desenvolvido e fortalecido ações de prevenção e promoção à saúde também aos fins de semana.
Neste sábado, 19, cinco unidades de saúde estarão abertas à população, com atividades como testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e orientações alusivas ao Agosto Dourado.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Breno Garcia, por exemplo, promoverá uma ação junto à Liga do Câncer de Gravataí. Entre suas atividades, haverá coleta de citopatológico, testes rápidos de ISTs, solicitação de mamografias e, mediante agendamento prévio, colocação de implante subcutâneo.
A USF Neópolis, por sua vez, contará com uma palestra sobre amamentação alusiva ao Agosto Dourado, campanha que busca incentivar e fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais.
– Sempre estamos potencializando as ações de prevenção e promoção à saúde, com o engajamento das nossas qualificadas equipes, em todas as áreas – destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
SIGA O CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
: 19/8 – USF Breno Garcia – 8h às 16h: ação ocorrerá junto à Liga do Câncer de Gravataí e haverá coleta de preventivo, testes rápidos, solicitação de mamografias e colocação de implante subcutâneo com agendamento prévio
: 19/8 – UBS Morada do Vale I – 9h às 16h: ação alusiva ao Agosto Dourado, orientações sobre aleitamento materno, realização de teste rápido, vacinação em gestantes. Implante mediante agendamento prévio na unidade.
: 19/8 – USF Neópolis – 8h às 14h: palestra sobre amamentação alusiva ao Agosto Dourado. Coleta de preventivo e Vacinação Pfizer Bivalente adulto.
: 19/8 – USF Aristides D’ávila – 8h às 17h: ação alusiva ao Agosto Dourado e coleta de preventivo.
: 19/8 – USF Érico Veríssimo – 8h às 17h: 1ª consulta do bebê; revisão do parto; sala de vacinas e teste do pezinho; teste da linguinha e avaliação de saúde bucal para crianças; roda de amamentação e orientações sobre aleitamento materno; testes rápidos; agendamento prévio na unidade para colocação do implante subcutâneo.