No primeiro ato após o anúncio da saída do MDB e a ruptura política com o ex-prefeito Marco Alba, o prefeito Luiz Zaffalon assinou, durante a segunda reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) de 2023, o financiamento de mais R$ 110 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF), valor que será investido em obras, saúde e mobilidade urbana.
– São importantes obras estruturais que estamos realizando por toda a cidade. A cidade se transforma a cada dia, alcançando um novo patamar e atraindo cada vez mais investimentos, nos mais variados setores – destacou.
O Codes, que tem como objetivo aproximar a população do poder público e construir um diálogo permanente com a sociedade civil, foi realizado no Auditório da Dana e contou com a presença de conselheiros, secretários municipais, vereadores, e representantes da sociedade, com a pauta principal “Hospital Dom João Becker e a Integração entre assistência e ensino” e “Gravataí em Obras”.
Na abertura, o prefeito Luiz Zaffalon destacou os avanços promovidos pela Prefeitura nos últimos meses, enumerando ações que ao longo dos últimos anos “estão transformando Gravataí no melhor lugar da Região Metropolitana para investir e viver”.
Zaffalon acentuou que “projetos importantes que estavam engavetados” estão virando realidade.
– Estamos fazendo tantas obras nessa cidade que até Deus duvida – afirmou o prefeito.
O superintendente do Hospital Dom João Becker (HDJB), da Santa Casa de Misericórdia, Antônio Weston, apresentou o projeto da Escola de Saúde, uma parceria do hospital com a Universidade La Salle, que tem como objetivo trazer cursos da área, como graduação, pós-graduação e especializações, para dentro do Dom João Becker, como um hospital escola.
– Com essa parceria, o objetivo é instalar uma escola de saúde aqui em Gravataí. É uma transformação da cidade. Gravataí vai ser um polo, inclusive de referência, na área da assistência e do ensino. A saúde da cidade vai sofrer um profundo processo positivo de transformação – ressaltou o médico.
O reitor da universidade La Salle, professor Cledes Antonio Casagrande, parceiro da Santa Casa na criação da Escola de Saúde em Gravataí, enfatizou o papel educacional e o compromisso social da instituição.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio, apresentou as principais obras estruturais do município em andamento, dando um panorama de como estão funcionando as alterações feitas no fluxo das principais vias do Centro, como as inversões de mão na Av. José Loureiro da Silva e Dr. Luiz Bastos do Prado.
Ósio mostrou em imagens de vídeo o registro de movimento antes e depois das alterações, para comprovar a eficácia das medidas.