A Prefeitura de Gravataí oficializou uma Prova de Conceito (POC) com a Greenmetrics.ai. Representada pelo CEO Tiago Marques, a empresa liderará um projeto de monitoramento ambiental para medir a quantidade de chuva e monitorar a profundidade dos rios e arroios de Gravataí.
O dispositivo legal da POC, alinhado à Lei Municipal de Inovação nº 4.364/2021, permite que o município avalie soluções tecnológicas em fase experimental antes de sua possível adoção definitiva. A iniciativa oferece a oportunidade das startups testarem suas inovações, enquanto a Prefeitura analisa a viabilidade prática e os benefícios das tecnologias para a cidade.
No projeto, serão instalados sensores de alta precisão para medir a quantidade de chuva e monitorar a profundidade dos rios e arroios de Gravataí. Esses dispositivos fornecem dados em tempo real, essenciais para o planejamento urbano e a gestão de riscos climáticos.
“Esta POC com a Greenmetrics é fundamental para Gravataí. Precisamos de dados confiáveis sobre nossos mananciais e de uma ferramenta de alerta eficaz, que utilize tecnologia de ponta para apoiar nossa gestão ambiental”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, Diego Moraes.
“A Prova de Conceito nos permite validar soluções que beneficiam diretamente a população, enquanto promovemos o crescimento do ecossistema de startups local”, observa a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, que também participou da reunião junto ao geólogo Alberto Cariolatto; o engenheiro civil Jairo Cardoso e Robson Andrei, coordenador do Laboratório de Inteligência de Dados do município.
Conforme os secretários, “com potencial para expansão em outras áreas do município, o projeto reafirma o compromisso de Gravataí com práticas sustentáveis e o uso de tecnologias inteligentes para enfrentar desafios ambientais”.