Com o objetivo de tornar a cidade mais limpa e sustentável, a Prefeitura de Gravataí passa a utilizar imagens de câmeras de monitoramento urbano para identificar e multar motoristas e passageiros flagrados descartando lixo ou resíduos sólidos de forma irregular nas vias públicas. A identificação será feita por meio da leitura da placa do veículo envolvido na infração.
A nova medida, que reforça o combate ao descarte ilegal de resíduos, é respaldada por uma lei de autoria do vereador Carlos Fonseca. A legislação prevê punições com base em normas municipais já existentes sobre o manejo de resíduos sólidos e visa coibir a prática que, além de prejudicar o meio ambiente, afeta diretamente a qualidade de vida dos moradores.
“Essa é mais uma iniciativa para nos ajudar a combater o descarte irregular de lixo na cidade. Infelizmente, ainda temos muitos motoristas que depositam esses resíduos em lugares inapropriados, o que causa prejuízos para toda a população. Se todos fizerem a sua parte, podemos transformar nossos bairros em exemplos de limpeza, consciência e cuidado com o espaço urbano”, afirmou o prefeito Luiz Zaffalon.
Segundo ele, a tecnologia atuará como aliada no enfrentamento de um problema persistente. Já o secretário municipal de Infraestrutura, Laone Pinedo, ressalta que a nova legislação amplia o alcance da fiscalização. “Já aplicamos penalidades a partir de imagens de telefone celular. A sanção dessa lei vai nos permitir ampliar o campo de aplicação de penalidades, assim como conscientizar a população de que infrações e acidentes de trânsito também podem ser causados por descarte irregular de lixo”, destacou.
Além da fiscalização, a prefeitura segue investindo em ações educativas por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Todos os dias, a pasta realiza atividades de conscientização junto à população, orientando sobre o descarte adequado de resíduos, a limpeza das calçadas e o respeito ao horário da coleta de lixo.
Para facilitar o engajamento da população, a administração municipal oferece canais para denúncias. O cidadão pode registrar ocorrências de descarte irregular enviando fotos via WhatsApp para o número (51) 3600-7517 ou fazer a denúncia online. O sigilo é garantido.
Como parte das iniciativas de zeladoria urbana, a cidade conta com quatro ecopontos distribuídos em regiões estratégicas. Neles, é possível descartar corretamente diversos tipos de materiais, como móveis velhos, entulhos de obras, resíduos de podas, papel, plástico, metais, óleo de cozinha, entre outros. O funcionamento vai de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Itens aceitos nos ecopontos:
- Resíduos de construção civil
- Resíduos vegetais (poda, corte de árvores)
- Resíduos volumosos (sofás, armários, eletrodomésticos)
- Sucatas de metais
- Eletrônicos sem bateria
- Papéis/papelões
- Plásticos
- Óleo de cozinha
- Vidros
- Isopor
Itens proibidos:
- Óleo de motor
- Lâmpadas
- Pilhas e baterias
- Latas de tinta com resíduos
- Líquidos diversos
- Medicamentos
Endereços dos ecopontos:
- Parque dos Eucaliptos – Av. Barnabé, 1501
- Residencial Parque do Sol – Rua Jorge Tadeu, s/n
- Castelo Branco – Rua Ciprestes, 180
- Parque Ipiranga – Rua Estrela, 480