Desde maio deste ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) viabilizou exames de espirometria para 824 pacientes. Destinado a investigar e monitorar problemas respiratórios persistentes, o procedimento indica se a quantidade de ar que o indivíduo inspira está sendo suficiente para as necessidades dele ou se há alguma anormalidade nesse processo.
No início deste ano, a fila de pacientes aguardando o exame era de cerca de 1,2 mil pessoas. No próximo ano, mais gravataienses terão acesso ao serviço.
Para ter acesso ao exame de espirometria, o paciente acessa a unidade de saúde de referência, onde o médico faz a avaliação e solicita o exame, mediante o caso clínico do paciente. Esses exames, por sua vez, serão realizados no Centro de Referência Saúde do Trabalhador (Cerest).
– Essa é mais uma realização do governo municipal, por meio do Programa Avança/Atenção Especializada, que está concentrando esforços para aumentar a oferta de serviços. Esses exames oferecem assistência à saúde com qualidade e humanização aos nossos pacientes – destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Realizado em parceria com a iniciativa privada, o serviço também promoveu apoio ao diagnóstico de Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC), como bronquite, enfisema e outras doenças pulmonares, além de campanhas de busca ativa, com o objetivo de possibilitar o devido diagnóstico das doenças pulmonares e diminuir a espera dos pacientes SUS para a realização do exame, tendo em vista o fortalecimento da Atenção Primária.
Ao longo das atividades, foram ministradas sete aulas de capacitação para manejo em doenças respiratórias aos médicos da Atenção Básica e da Atenção Especializada, aos enfermeiros da Atenção Básica e aos farmacêuticos da Farmácia de Medicamentos Especiais. Com isso, 157 profissionais foram capacitados para aprimorar o atendimento do público com suspeita ou diagnóstico de doenças pulmonares.
Como o contrato com a empresa prestadora do serviço tem vigência de dois anos, a expectativa é de que os exames possam ser oferecidos a mais pacientes do município.