saúde

Gravataí viabiliza mais de 200 cirurgias vasculares no Becker até fim de 2022

Objetivo é ampliar a oferta de procedimentos em áreas especializadas

A Prefeitura de Gravataí oferece, desde o início do ano, cirurgias vasculares contratadas com o Hospital Dom João Becker (HDJB).

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, ao menos 18 procedimentos vasculares estão previstos para serem realizados, mensalmente, totalizando 216 cirurgias de média complexidade até o término de 2022.

O objetivo é ampliar a oferta de procedimentos em áreas especializadas. Até então, as cirurgias vasculares eram incorporadas aos procedimentos cirúrgicos gerais. 

– O governo municipal está concentrando esforços, por meio do Programa Atenção Especializada, para aumentar a oferta de serviços, diminuindo o impacto causado pela pandemia, já que muitos procedimentos cirúrgicos foram suspensos nos períodos mais críticos – destacou o secretário, acrescentando que "as consultas especializadas na área também foram ampliadas". 

De acordo com o superintendente do HDJB, Antonio Weston, a oferta dos atendimentos eletivos nesta especialidade se torna importante aos pacientes, haja vista o grande número de pessoas que necessitam destes procedimentos.

– Será de grande importância no sentido de proporcionar a estes pacientes uma melhor qualidade de vida com a solução de seus problemas de saúde. A parceria com a SMS tem sido fundamental neste sentido – disse.

Régis Fonseca reforça que outras novas linhas de cuidado foram firmadas na nova contratualização com o HDJB. Entre elas, consultas e cirurgias nas áreas de urologia, proctologia e vasectomia.

– Ao todo, mais de mil novas cirurgias e quase quatro mil novas consultas foram contratadas com o hospital de referência no município para esse ano. 

 

Fluxo do procedimento

 

Segundo a pasta, as unidades de saúde do município solicitam o procedimento aos pacientes por meio do Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (SISEM).

Após esse primeiro momento, o protocolo é direcionado para a Central de Marcação de Consultas (CMC). Esta, por sua vez, promove o agendamento conforme a lista de espera e marca a cirurgia no HDJB, que é o responsável pela realização do ato cirúrgico. 

Conforme o secretário, por meio do Programa Avança – Atenção Especializada, a Prefeitura objetiva ampliar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí, no período de 2022 a 2024. Além disso, tem o propósito de gerir o acesso de consultas e procedimentos especializados. 

Entre as ações permanentes do programa, estão a elaboração de novos protocolos assistenciais e novas contratações de consultas, exames e procedimentos, bem como a implantação de soluções de inovação. Também fazem parte das atividades, a contratação de mutirões e melhorias nas estruturas físicas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade