Com ingressos já disponíveis para venda na plataforma Sympla, o espetáculo “A Menina do Colar e a Girafa Elétrica – Além dos Astros” mistura música, contação de histórias e teatro. A obra que reúne artistas gravataieses estará em cartaz na Casa de Cultura Mário Quintana, na sala Carlos Carvalho, nesta sexta e sábado, dias 29 e 30, às 20h, e no domingo, 1º de outubro, às 15h.
Com direção de Marlise Damin, a montagem propõe uma divertida aprendizagem num espetáculo que apresenta suas obras recheadas de curiosidades históricas sobre a mitologia das estrelas, sobre os grandes cientistas da história, sobre planetas da Via Láctea, sobre amizade e muito mais.
O espetáculo “A Menina do Colar e a Girafa Elétrica – Além dos Astros”, realizado pela Damin Produções, é baseado na obra infantojuvenil do escritor, músico e professor Carlos Albani, criador do grupo Cavalgando o Vento (CoV).
Numa linguagem musical, poética, leve e lúdica, o espetáculo oferece excelente inspiração para crianças das séries Iniciais e primeiros anos do ensino fundamental, auxiliando na reflexão de áreas do conhecimento como História, Ciências e Língua Portuguesa.
De forma divertida a peça apresenta canções autorais e uma viagem poética ao mundo da literatura e ciência através das personagens principais “A Menina do Colar e a Girafa Elétrica”.
Peça é baseada no livro
Lançado originalmente em 2017, o livro apresenta a amizade entre uma menina e uma girafa que, tal qual a vida, está entre o lírico e o absurdo. Sendo assim, apresenta uma encenação de multilinguagens baseada em três eixos: literatura, música e o teatro.
Na aventura encenada, as amigas saem desbravando os mistérios e enigmas do Céu, se deparando com vários personagens marcantes como a Rita Maldita, o Vidente Xalalá e o Pégaso de Pau – que ganham vida em fantoches produzidos artesanalmente pelo grupo.
As personagens vão mergulhando na mitologia que envolve o sistema solar, as constelações, os signos zodiacais e descobrindo mais sobre homens e mulheres que desenvolveram a ciência moderna através da astronomia.
Sobre o Cavalgando o Vento
Há mais de 10 anos o grupo Cavalgando o Vento (CoV) vem espalhando ares de criatividade, com muita música, teatro e poesia, desde Gravataí/RS para o Cosmos.
Criado em 2012 pelo professor, escritor e músico Carlos Albani, com grande circulação em escolas, palcos e feiras da Grande Porto Alegre e Capital, já são dezenas de livros, revistas, esquetes e canções disponíveis ao público pelo grupo, “sempre em busca de ventilar esse mundo velho medonho maluco”.
Em parceria com a Amin Produtora, o grupo vem ampliando seu repertório teatral, fortalecendo a cena da arte independente do Sul do país.

SERVIÇO
: Ingresso antecipados no Sympla – A Menina do Colar e a Girafa Elétrica Além dos Astros em Porto Alegre – 2023 – Sympla
: Temporada CCMQ (Sala Carlos Carvalho) de 29 e 30/9, às 20h; e 1/10 às 15h
: Entrada: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)Ingressos na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo
: Ficha técnica:
Carlos Albani: Dramaturgia, concepção e criação musical, ator e músico
Marlise Damin: Concepção e direçãoThâmys Quadros: Atriz, manipuladora, cantora e artesã
Giu Damin: Atriz, cantora, manipuladora
Juliana Negreiros: Atriz, cantora e manipuladora
Cenário: Nara Liége e Cláudio Benevenga
Figurinos: Cláudio Benevenga e Marlise Damin
Fantoches: Thâmys Quadros
Luz e som: Stanis Soares
Assessoria de comunicação: Giulliano Pacheco
Arte gráfica: Thâmys Quadros e Marlise Damin
Social Mídia: Thâmys Quadros
Produção: Amin Produções e Cavalgando o Vento (CoV)
Redes Sociais: @menina_girafa_alemdosastros @cavalgando_o_vento @aminprodutora