O Grupo de Trabalho Permanente LGBTQIAPN+ de Cachoeirinha teve a primeira reunião na última quarta-feira (10) no espaço do CREAS Rodrigo Marcelino. O encontro reuniu representantes do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil organizada.
O principal tema da pauta foi a construção do 1º Censo LGBTQIAPN+ do município, que será aplicado de forma online. Também foi discutida a criação de pontos de apoio presenciais para pessoas que não tenham acesso à internet.
A ideia do censo tem como origem projeto de Gustavo Almansa, primeiro eleito vereador sob a bandeira da causa; leia em Prefeito Cristian veta mapeamento da população LGBTQIAPN+ em Cachoeirinha mas sugere forma de aprovação legal do projeto; o teste.
Segundo o coordenador do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Ricardo Jezur, o encontro marcou o início de um processo coletivo.
“Durante a reunião, tivemos contribuições valiosas e discussões potentes em torno da construção do 1º Censo LGBTQIAPN+ do município, um passo fundamental para o reconhecimento, visibilidade e garantia de direitos dessa população. A construção do Censo é uma conquista coletiva, e agradeço imensamente a participação ativa de todes que estiveram presentes”, afirmou.
A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 17 de setembro, às 17h30, e será aberta a interessados em contribuir com o tema.